post-image

Ressuscitados

PASSAGEM BÍBLICA: Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: 1º Você se identificou com algum dos tipos de pessoas?
2º Você acredita que poder Jesus pode ressuscitar pessoas? 3º O que você aprendeu hoje?

Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO: No Evangelho de Lucas Capítulos 7 (11-16), 8 (40-56) e 17 encontramos três mortos ressuscitados pelo Senhor de forma visível e milhares de forma invisível. A filha do chefe da sinagoga, o filho da viúva de Naim e Lázaro, são símbolo dos três tipos de pessoas que ainda hoje, são ressuscitadas pelo Senhor. A menina ainda estava em casa de seu pai; o filho da viúva não estava mais na casa da mãe; e Lázaro que já estava sepultado.

O que esses três tipos de pessoas representam?
1º A filha de Jairo representa aqueles que guardam pecados no Coração (Estão na Igreja. Mas mortos) – Ainda não são pecados consumados, habitam no coração na forma de desejos pecaminosos. Mas já manifestam o poder da morte. Tornando as pessoas frias, incessíveis, rígidas em sua forma de pensar (querem ter razão).
Quando Jesus chegou na casa de Jairo ele tomou três atitudes. a) Pôs para fora todos que não tinham fé na ressurreição da menina (Sem fé é impossível agradar a Deus. Hb.11:6). b) Tomou a menina pela mão e clamou – Levanta-te! Precisamos estender as mãos e dar uma palavra de despertamento aqueles que estão manifestando sinais de morte. c) Ordenou que a alimentassem – Na tentação de Jesus em Lucas 4, vemos Jesus declarar: “nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Existem pessoas que morrem por falta da palavra de Deus.

2º O Filho da viúva de Naim representa aqueles que saíram da Igreja para o mundo. A viúva de Naim não chorava a morte de seu filho sozinha. Uma grande multidão da cidade compartilhava de sua dor. 1Co.12:26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Nós também sentimos muito quando um membro da nossa comunidade nos deixa. Jesus vai de encontro ao cortejo fúnebre, ordena que ele pare e diz ao Jovem: “Jovem eu te Ordeno”. Não era um pedido era uma ordem. Não devemos ficar lembrando os que deixam o caminho sobre o que é o pecado (eles já sabem). Precisamos resgatá-los por meio da autoridade. Seria como se Jesus disse-se: “Jovem você sabe o que deve fazer. Levanta-te! ”

3º Lazaro representa os que estão no mundo - Efésios 2:1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Todos que recebem a Jesus como senhor, são Lázaros ressuscitados. Um dia mesmo estando mortos pela prática do pecado, sozinhos no mundo e sem Deus (Ef.2:12), ouviram a voz do Senhor dizendo: Lázaro sai para fora! (Diga essa frase usando o nome das pessoas presentes). E assim como Lázaro ressuscitou, nós ressuscitamos. Aleluias!

CONCLUSÃO: Para cada ressurreição houve uma ação: A filha de Jairo, Jesus ordenou que a alimentassem. Ao filho da viúva deixassem que ele falasse e a Lázaro que desatassem. Essas três ações nos precisamos realizar hoje ainda como igreja. Dar alimento para os novos na fé e para aqueles que não tem tido forças para alimentar-se sozinhos, permitir que aquele irmão ofendido ou entristecido abra o coração e restaura-lo a comunhão. E aos que recebem a Cristo ajuda-los a desembaraçar suas vidas. Desatai-o!

Baixar carta