Carta do GCEU

Baixar Carta

MELHOR SEREM DOIS

13/02/2020 - Autor: Aspirante Elison Ferreira

QUEBRA GELO: Você tem um companheiro (a) de caminhada?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Como você se sente quando está sozinho? Para muitos, estar sozinho é um momento de tranquilidade, e até torcem para ter momentos assim. Mas, isso é por momentos. A bem da verdade, ninguém gosta de permanecer por muito tempo sozinho. Quando Deus criou o homem, não o projetou para viver sozinho, isolado. Antes, criou para relacionar-se, primeiro, com o próprio Criador e, também, com outras pessoas (Gênesis 2.18).Mas, afinal, qual a importância de ter alguém ao lado?

1) Estímulo mútuo – “É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso”. (Eclesiastes 4.9)
De fato, ter alguém ao lado para compartilhar dos desafios da vida pode ser revigorante. Andar com alguém que estimule e incentive com que sejamos bem- sucedidos, pode mudar nossa maneira de encarar os desafios e olhar para frente. Pense em como foi estimulante para Moises ter Arão ao seu lado nos momentos em que precisava desafiar a Faraó, especialmente, nas primeiras pragas, as quais os magos do Egito reproduziam o que era feito, tentando desmerecer a Moises? Certamente, estar sozinho em momentos de desafio, poderia ter frustrado Moisés, e ter um desfecho bem diferente.
Entenda, nos desafios da vida, você será afrontado, desmerecido e virão situações que farão de tudo para paralisá-lo e afastá-lo de seu propósito e, será nesta hora, que ter alguém ao seu lado será fundamental.
Aproxime-se de pessoas que vão te estimular a ser aquilo que Deus projetou para você. Procure por amigos “balão” (que te impulsionam para cima) e afaste-se dos que servem de âncora, e te prendem às coisas terrenas (deste mundo).

2) Poder de defesa – “Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor”. (Eclesiastes 4.12a) Ter alguém ao seu lado garante um poder maior de defesa.
Você tem irmãos mais velhos? Já passou por apuros e recorreu a eles?
Quando deixamos de andar sozinhos e passamos a ter pessoas a nosso lado, ainda que sejamos atacados pelo inimigo, podemos contar com a ajuda de outros que não permitirão que sejamos destruídos.
Atualmente, muito se questiona a necessidade de congregar e estar em uma igreja (Hebreus 10.25), mas é exatamente aqui que encontramos um dos principais benefícios de congregar em uma família espiritual: Teremos irmãos “mais velhos” que ajudarão a nos proteger dos ataques malignos.
É preciso reconhecer que necessitamos de ajuda, e aprender a compartilhar nossos momentos de luta. Deixe de lutar sozinho, ainda hoje podemos nos aproximar de alguém aqui que pode ser um irmão que lutará a favor de nos defender.

3) Poder de Resposta – Contar com alguém ao lado, potencializa a resposta de Deus às nossas orações (Mateus 18.19).
Quantas vezes você começou a orar por um proposito e por não obter resposta, desistiu? Orar solitário por um propósito pode minar suas forças e, por vezes, não te permitir entender que a resposta de Deus pode ser ESPERE!
Somos imediatistas, e normalmente, oramos na expectativa que nossa vontade se cumpra. Dessa forma, nos “fechamos” para entender a vontade de Deus, que e sempre perfeita (Romanos 12.2).
Ter alguém que ore conosco, pode nos permitir estar mais sensível à voz de Deus, além de revigorar nossas forças, quando a oposição do inimigo às nossas orações tentar paralisar nossa fé. Estimulemos uns aos outros em Cristo Jesus!

Baixar Carta