Carta do GCEU

Baixar Carta

O FERMENTO, A MULHER E A MASSA

12/03/2020 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: você gosta e sabe fazer bolinho de chuva?

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR:
O que Deus falou com você hoje?
Onde você está precisando mais do poder do Reino Na sua vida espiritual, emocional ou na sua carne?
Você deseja que alguma área de sua vida seja mudada por Jesus?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Lucas 13:20 - E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? 21 - É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou. A parábola do fermento, encontra-se junto com outras seis que Jesus proferiu, referindo-se ao Reino de Deus. Nesta parábola, encontramos três figuras: O Fermento, a mulher e a farinha ou massa. Vejamos os significados dessas figuras:

1º O FERMENTO – Representa o poder do Reino de Deus – Existem três características do fermento quando é lançado na massa.
a) O Fermento não é a maioria - Lucas 10:2 - E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
b) O Fermento não é visto quando está na massa. Mas o seu agir é percebido - I Pedro 2:12 - Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
c) Não é a massa que muda o fermento. Mas o fermento que transforma a massa. Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Sendo assim precisamos agir como o fermento da parábola por que Jesus declarou que o Reino de Deus está em nós. Lc17:21b pois o reino de Deus está dentro de vós.

2º A MULHER – É a representação da Igreja - Já no antigo testamento, os profetas descreviam a relação de Deus com o seu povo eleito como uma aliança matrimonial (veja Oseias 1-3; Isaías 54 e 62; Jeremias 2 e 3; Ezequiel 16 e 23; Malaquias 2, 13-17; Rute. No novo testamento o Apostolo Paulo faz o mesmo paralelo com Cristo e a Igreja em Efésios 5:23-27. Assim sendo assim como a mulher tem o fermento para a massa, assim é a igreja. Efésios 3:10 - Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, A massa será levedada pela Igreja que estamos sendo.

3º A MASSA – É a representação do mundo – O texto diz: até que TODA MASSA esteja levedada. Jesus nos deu uma ordem clara: Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Assim como toda a massa foi levedada na parábola, assim importa que todos ouçam a mensagem de salvação por meio de nós. Romanos 10:14 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

CONCLUSÃO: O texto fala ainda de três medidas de fermento. Isso significa os três níveis da abrangência do Espirito, alma e corpo. I Tessalonicenses 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Deus deseja restaura o homem de forma INTEGRAL. Aleluias!

Baixar Carta