post-image

Pedra no caminho

QUEBRA GELO: Qual foi o maior obstáculo que você já superou?

PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 16:2 - E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.3 - E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?4 - E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Marcos 16:2 - E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. 3 - E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4 - E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

INTRODUÇÃO: Existe um poema, que foi escrito em 1927 por Carlos Drummond de Andrade cujo nome é: “No meio do caminho”. Apesar da aparência simples e elementar do poema, sua interpretação, está longe de ser simplória. O poeta destaca a existência de um obstáculo no caminho que o mesmo chamou de “pedra”. Que representa os obstáculos que existem na jornada diária da vida. 
No texto de nossa meditação hoje, encontramos Maria Madalena e Maria mãe de Tiago com a seguinte indagação: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? Havia em seus corações o desejo de concluir o processo de embalsamento de Jesus como era prática naquele tempo. 

O que essa indagação das “marias”, pode nos ensinar nesse tempo?

1º Os obstáculos da Jornada, não devem nos fazer desistir dela – Havia no coração daquelas mulheres, o desejo de realizar algo para Jesus. E elas, mesmo sabendo das dificuldades não retrocederam. Quais são os obstáculos que você sabia que iria enfrentar por receber a Jesus como Senhor e Salvador? Mateus 4:20 - Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. 

2º Não devemos focar no problema. Mas também não podemos ignora-lo. Em toda e qualquer atividade que possamos desempenhar, sempre encontraremos “obstáculos” a serem superados. Alguém disse que existem 3 tipos de pessoas basicamente: O pessimista (que vê problema em tudo), O Otimista (que não vê problema em nada) e o Realista (que não desconsidera os problemas e nem as possibilidades). No texto as mulheres reconhecem a impossibilidade de removerem a pedra sozinhas. Mas a indagação: “Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?”  Sugere uma expectativa de auxílio. A bíblia nos ensina a comunicarmos as nossas necessidades uns aos outros. Romanos 12:13 - Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; (Obs. Você tem alguma necessidade? Ao final nos comunique)

3º Existem obstáculos que Deus retira de nossa vida por saber que não somos capazes de remove-los. O Verso 4, nos diz que quando as mulheres chegar ao lugar do sepulcro, a GRANDE PEDRA já havia sido removida. Deus conhece nossa estrutura. Ele não nos dá um fardo que não possamos carregar, Ele não nos dá uma tarefa que não possamos realizar. Deus nos conhece. E se por ventura a “pedra” for muito grande, Ele a remove para nós. Isaías 41:13 - Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

CONCLUSÃO: Não permita que as “pedras” no caminho, impeçam sua caminhada com Deus. Transforme-as em testemunhos de superação. Hebreus 11:34 - Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Baixar carta