post-image

Gente Grande!

QUEBRA GELO: Você é maduro em que?

PASSAGEM BÍBLICA: Leia Hebreus 5:12-14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você concorda com o ditado popular: “Você é o que come”? Na vida espiritual, isso é uma verdade importante. Para ficar espiritualmente saudável, é necessário cuidar bem da alimentação. O seu crescimento depende do seu desejo pelo alimento sólido encontrado nas Escrituras Sagradas. Cresça em todos os aspectos da vida e em todas as boas coisas.

Vejamos os resultados de uma dieta com alimento sólido (Hb 5.14)

1º Maturidade espiritual –Mas o alimento sólido é para os adultos” (Hb 5.14). - Na Bíblia, “alimento sólido” bem como “leite” são figuras de linguagem usadas para facilitar o entendimento. A palavra “leite” indica os ensinamentos básicos, os rudimentos da fé. “Alimento sólido” indica os ensinamentos mais profundos sobre a Palavra de Deus; indica o discernimento das verdades espirituais. A maturidade espiritual requer um crescimento cultivado com disciplina, com esforço consciente e constante. Você deve buscar essa maturidade através da santificação, do crescimento no conhecimento da Palavra, da oração, da participação na igreja local, do serviço cristão, pela prática do amor, que é o vínculo da perfeição (Cl 3.14).

2º Experiência – “Para aqueles que, pela prática” (Hb 5.14).

O alimento sólido é para aqueles que, praticando os ensinamentos bíblicos, chegam ao discernimento do que é certo e do que é errado, do que convém e do que não convém. Na busca pela maturidade cristã, a obediência é questão de suma importância. É a prática da Palavra de Deus que conduzirá o cristão à maturidade. Quanto mais se pratica a Palavra, mais as raízes da vida vão se fortalecendo, e, assim, fica mais bem preparado para suportar as provações da vida (Mt 7.24-25). O cristão maduro pratica a Palavra e é, por isso, bem-aventurado (Tg 1.22-25).

3° Discernimento – “Têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hb 5.14). O que leva você à maturidade cristã é o anseio pela santidade, é a consciência sensível que deseja discernir entre o bem e o mal, é o coração que busca o conhecimento e a prática da vontade de Deus. Que é discernimento? É a capacidade de separar o certo do errado, o verdadeiro do falso, a luz das trevas. Discernir é “tirar o cerne”. O cerne é a essência, o núcleo, o âmago, a parte central. Hebreus 5.14 deixa claro que o propósito principal do discernimento é fazer distinção entre o bem e o mal. É nessa direção que Jesus quer levá-lo. Se você tem desejo ardente de santidade, se procura a obediência, se lê, estuda e medita em toda a Palavra de Deus, você é um crente maduro. Muito bem! Continue na mesma dieta. Agora, cuidado! Entre o discernir o bem e o mal é preciso estar com os sentidos bem exercitados para poder discernir entre “a boa doutrina” e a “má doutrina”. Há muitos lobos que se passam por ovelhas.

Saiba mais. Leia Mateus 24.24; 2Coríntios 11.13-14; Efésios 4.14; 5.6. E fique esperto!

Agora, você. Responda: Você prefere o leite ou o alimento sólido? Qual é o mais nutritivo?

CONCLUSÃO: A Vontade de Deus é que seus filhos cresçam saudáveis como Jesus. Lucas 2:52 - E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

Baixar carta