post-image

Vontade de Deus

QUEBRA GELO: Qual a sua maior vontade?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 6:9 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Ao longo deste mês estaremos aprendendo sobre a vontade de Deus. O Que É a Vontade de Deus? Como Podemos Entendê-la? Um dos assuntos que está no centro da experiência cristã é a vontade de Deus. Logo após reconhecer a Cristo, desejamos saber qual é a sua vontade para nossa vida. Isso porque eu, você e qualquer pessoa, quando se converte, diz: ”e agora, o que Deus quer de mim?” Ou ainda, "o que Deus quer que eu faça?" Ou "qual é o propósito pelo qual Ele me salvou?".

Para entendermos sobre a vontade de Deus, precisamos conhecer o próprio Deus. Quem é Deus pra você?

1º Deus é ÚNICO SENHOR - Deuteronômio 6:4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. 5 - Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Algumas pessoas vivem como se Deus fosse, mais alguma das coisas, que povoam suas vidas. Como se Deus fosse um pai, uma mãe, um irmão ou um amigo. Deus se apresenta como pai, como o amor de uma mãe, como um irmão e até como um amigo. Mas a maneira como Deus se revela a nós não determina quem Ele é. Deus é dono. Ele é senhor. Ele é soberano!

2º Deus é BOM - Lucas 18:19 - Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Você já foi abençoado pela bondade de Deus? Existe diferença entre fazer bondade e ser bom. Você não depende de ser bom para fazer bondade. Mas Deus é bom por causa do seu caráter. Ele está totalmente comprometido em fazer o que é bom. Quando Jesus foi surrado e pregado na cruz por causa dos nossos pecados a bíblia diz que Deus se agradou. Isaías 53:10 - Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Por que Deus se agradou? Por que a morte de Jesus fazia parte do plano de salvação do homem. Hebreus 12:2 Ele (Jesus), pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
O final da cruz não foi o tumulo. Foi O TRONO! Não podemos confundir a vontade de Deus com o processo da vontade de Deus. Creia Deus é bom! Ele tem planos de bem e não de mal para nossas vidas. Jeremias 29:11"Pois Eu bem sei os planos que Estou projetando para vós diz o Senhor; planos de paz e não de mal para vos dar um futuro e uma esperança."

3º Deus é SANTO - Levítico 11:45 - Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. Não devemos confundir a santidade de deus com a santidade humana, ser santo para Deus, é ser santo em intenções e ações. Deus é luz e nele não há trevas. I João 1:5 - E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Em Deus não há nada que possa nos deixar confundidos. Talvez, você possa até não estar entendendo a vontade de Deus, mas ela é santa também para você. Deus não castiga por maldade ele corrige por amor. Hebreus 12:6 - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

CONCLUSÃO: Hoje nós falamos sobre a pessoa de Deus, para que possamos buscar a sua vontade. Qual destas três características você precisa conhecer mais de Deus?

Baixar carta