Carta do GCEU

Baixar Carta

FUGINDO DE DEUS

06/08/2020 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Qual a sua maior vontade hoje?

PASSAGEM BÍBLICA: Jonas 1:1-3

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Muitas pessoas, dizem querer saber, a vontade de Deus para suas vidas. Talvez essa seja a primeira crise que um cristão enfrenta. No livro de atos nos encontramos tal fato, na vida dos que ouviram a pregação de Pedro no dia de pentecostes. Atos 2:37 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? 

Em um primeiro momento, todos desejam a vontade de Deus. 
Mas o que, sobre a vontade de Deus, nós podemos aprender com o texto que lemos?

1º Existem coisas sobre a vontade de Deus, que nós queremos – Jonas era um profeta conhecido em Israel. Ele era de um lugar na Galileia chamado Gate-Héfer e profetizou sobre as vitórias militares do rei Jeroboão II (2 Reis 14:25). Ser reconhecido como uma pessoa de Deus, profetizar vitórias, poder desfrutar de uma intimidade com Deus. Quem não deseja isso para si? 1 Timóteo 3:1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja “ser um líder espiritual”, excelente obra deseja. Você gostaria de ser: conhecido(a) como uma pessoa de Deus? Como alguém ousado na fé e nas boas obras?

Verdadeiramente é um privilégio ser uma pessoa de Deus!

2º Existem coisas na vontade de Deus que nós sabemos, mas não queremos. Por que o profeta Jonas foi para Társis e não para Ninive? Como Deus havia ordenado. Deus não foi claro? Será que Jonas, estava com seus ouvidos espirituais fechados e não ouviu o que Deus falou? 

Você alguma vez, se fez de surdo para com Deus? Tiago 1:22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. 
Existem coisas que você sabe que Deus quer que você faça. Mas você não quer fazer? Por isso, você fica querendo saber sobre a vontade de Deus quando na verdade você já sabe.

3º Nós podemos tentar fugir da presença de Deus. Mas isso não muda o fato de Deus ser onipresente. A bíblia diz que Jonas fez o caminho contrário a tudo que Deus lhe havia ordenado. Ele foi para Társis e não para Ninive, ele comprou a sua passagem, ele entrou no navio, ele foi para o porão do navio, ele adormeceu lá. Porém Deus estava lá também! Amós 9:2 diz: Ainda que cavem até o Seol (tumulo), dali os tirará a minha mão; ainda que subam ao céu, dali os farei descer. 

Você já fez o que Jonas fez? Já tentou fugir da presença de Deus?
Essa tentativa de Jonas, só o levou para mais longe de seu destino real. Muitas pessoas estão escolhendo, e até mesmo pagando preços de passagens para dormirem em porões. Quando têm uma viagem paga na 1º classe. 

CONCLUSÃO: A vontade de Deus, não coincidiu naquele momento com a vontade de Jonas. E isso pode ocorrer conosco também. Como devemos agir nesses momentos? A resposta está na própria estória. Você pode viver a vontade de Deus de duas 

Baixar Carta