post-image

Vontade ou Permissão

QUEBRA GELO: Você já fez algo que sabia não ser a vontade de Deus?

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 2:15-17, Romanos 1:21-32

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: O que Deus falou com você hoje? Onde você está precisando mais do poder do Reino? Na sua vida espiritual, emocional ou na sua carne? Você deseja que alguma área de sua vida seja mudada por Jesus?

INTRODUÇÃO: É comum usarmos para tudo que acontece em nossas vidas, seja bom ou ruim, duas expressões: “Foi vontade de Deus” ou então, “Foi permissão de Deus”. Ao utilizamos o dicionário encontramos o seguinte sobre a palavra “permissão”: Dar o poder para dizer ou fazer; dar o consentimento ou a liberdade para. Deixe-me fazer uma pergunta: 

Permitir é concordar? Deus permitiu que o homem comesse da arvore do bem e do mal, ou o homem desobedeceu a Deus, e comeu da arvore? Leia Gn.2:16-17.

Deus permite que erremos? Leia Tiago 1.16.

O que podemos aprender sobre a vontade de Deus hoje?
1º Deus deu ao homem o livre arbítrio - Deus é Soberano. A Soberania não é uma propriedade da natureza divina, mas uma prerrogativa (ele por exerce-la ou não). Essa prerrogativa é oriunda da perfeição do Ser Supremo. Isso significa que Deus pode intervir em qualquer coisa por sua soberania, Deus diz ao homem o que deve ser feito, mas é o homem que decide faze-lo. Deus sabe qual será a escolha do homem, mas Ele na sua soberania decidiu não intervir nas coisas que ele deu ao homem para escolher. Deus escolheu exercer sua soberania sem interferir naquilo que por sua soberania deu ao homem. Todavia o plano divino da redenção, permanece o mesmo independente das escolhas humanas. Ele enviou Jesus, Ele decidiu promover a salvação do homem por meio do sacrifício de Jesus e de sua ressurreição. Todos podem ser salvos apesar de nem todos escolherem serem salvos! Leia Jo.3:16-17

2º Deus decidiu entregar aos homens a terra - Deus criou todas as coisas porque que é soberano, e por seus atributos de onipotência, onisciência e onipresença, criou os seres humanos com características próprias de seres humanos, para finalidade de que tenham o controle em tudo que foi entregue no jardim. Salmo 115:16 Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a aos filhos de Adão!

Com isso queremos dizer que: Uma Criança ser abusada, não é permissão de Deus. É fruto da vontade pecaminosa humana.
Uma mãe morrer de Câncer, não é permissão de Deus mas uma consequência da natureza humana caída. Leia Romanos 1:28 – 
Um Pai não ter condições de sustentar sua casa não é permissão de Deus. Mas pode ser resultado de uma vida de preguiça – Leia Provérbios 20:13 ou de um momento de crise em uma nação por má administração dos governantes. Nessas horas Deus se mostra como socorro. 
Não queremos dizer aqui que Deus não interfira, Lembre-se Ele é Soberano. Mas, Dizer que Deus permite é isentar ou tirar dos homens sua responsabilidade do que ele mesmo escolheu.

Eugene H. Peterson na Bíblia “A Mensagem” em Tiago 1.13-15 diz: “Ninguém que esteja passando por lutas pode ter a cara de pau de dizer: “É Deus que está me tentando.” Deus não tem nada a ver com isso, e ele nunca põe o mal no caminho de ninguém. Ceder à tentação é decisão nossa. Culpar Deus é malandragem!”.

CONCLUSÃO: Tudo de mal que a humanidade experimenta não é fruto da vontade de Deus. Mas sim das escolhas humanas em fazer a vontade de Deus ou não. Deus tem compromisso com a vida e sempre intervirá para que o homem tenha oportunidade de escolher entre a vida e a morte. Entre a benção e a maldição. Deuteronômio 11.26-28. Deus em sua soberania deu ao homem o livre arbítrio. Para escolher o bem ou o mal.

Baixar carta