Carta do GCEU

Baixar Carta

SEJA O QUE DEUS QUISER?

27/08/2020 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Quando a vontade de Deus não foi igual a sua qual você escolheu?

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: O que Deus falou com você hoje? Onde você está precisando mais do poder do Reino? Na sua vida espiritual, emocional ou na sua carne? Você deseja que alguma área de sua vida seja mudada por Jesus?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Sempre que perguntamos a alguém se ela fará algo ou irá a algum lugar, comumente a resposta é: "Se Deus quiser." Mas, como sabem se Ele quer ou não? Qual é o critério usado na decisão? Muitos não saem de casa sem consultar o horóscopo, não faltam os que abrem a Bíblia, colocam o dedo num versículo, leem, e pensam, esta é a vontade de Deus para aquele dia ou para aquela decisão. Sem falar nas “caixinhas de promessas”. Você tem uma? Já usou?

Vamos ler: Jeremias 42.1-6
Qual foi o pedido feito ao profeta? V.3 - Ore rogando ao Senhor, ao seu Deus, que nos diga para onde devemos ir e o que devemos fazer".
Qual o compromisso que eles assumiram? Leia os versos 5 e 6.
Qual a atitude que eles tomaram quando veio a resposta? Leia capitulo 43:1-2 Pode parecer absurdo, mas é assim, que muitas pessoas agem quando a vontade de Deus não é a delas.
Diante da atitude dos Israelitas Fica a interrogação: Eles realmente queriam saber qual era a vontade de Deus?

Vamos destacar alguns princípios que aprendemos com o texto.
1º A vontade de Deus é melhor, mesmo que a nossa pareça mais razoável ou Justa. Os planos de Deus para nós, não poucas vezes, diferem daquilo que acreditamos ser o melhor. Os Israelitas acreditavam, que ir para o Egito era melhor. Eles até criam, que Deus aprovaria o plano. Mas Deus tinha outros planos para eles.
Pergunta: Isso já aconteceu com você? Leia Pv.16:1-3.

2º Deus sempre revela a sua vontade. Quer nós estejamos dispostos a cumpri-la ou não. Deus nunca deixou de revelar a sua vontade sobre a terra e em nossas vidas. Ele fez isso no Éden, fez isso com Rei Davi, Fez isso por meio dos profetas, fez isso por meio de Jesus e nesse tempo tem feito isso por meio da sua palavra. Mas muitos se fazem de surdos, outros de cegos e ainda tem os que são loucos por não dar ouvidos a voz de Deus. Salmos 119:11 - Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

3º Não fazer a vontade de Deus é fazer mal para si mesmo. Tiago 1:22 - Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Todas as vezes, que sabemos o que devemos fazer e não fazemos, os maiores prejudicados somos nós mesmos. Tiago 4:17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

CONCLUSÃO: A bíblia me diz que a vontade de Deus é BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL. Como podemos vê-la assim? Leia Rm 12-2.
Resposta:
1º Não se amolde (conforme) aos padrões do mundo.
2º Renove a sua mente com a palavra de Deus.
3º Tenha experiências com Deus pela prática da sua palavra.

Baixar Carta