post-image

O que Deus quer de nós

QUEBRA GELO: Se fosse seu aniversário e você pudesse escolher um presente, o que você pediria?

PASSAGEM BÍBLICA: Miqueias 6:6-8

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: O tema da nossa carta essa semana, é uma pergunta que muitas pessoas fazem ou já fizeram. Principalmente em momentos de dificuldades ou de tribulações. O que Deus quer de nós?

Pergunta: Se você tivesse que responder esta pergunta, qual seria a sua resposta? Ao lermos o texto de Miqueias, percebemos uma preocupação do povo. Como agradar a Deus? Eles pensam em três coisas:

- Sacrifícios de Holocausto conforme a lei. (Bezerros de um ano) - Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. Esses sacrifícios não tinham o poder de mudar aquele que oferecia o sacrifício. Deus o instituiu para que o homem fosse lembrado de que o salário do pecado é a morte. (Romanos 6:23a)

- Oferta de Azeite e carneiros – Esse tipo de oferta, comumente estava relacionada a “ações de graça”. Eram oferecidas sempre que uma petição era atendida. Essa oferta servia para lembrar da bondade e da misericórdia de Deus. (Salmos 106:1)

- Sacrifício de seres humanos – Esse tipo de sacrifício era abominação para Deus. (Deuteronômios 12:31)  - você já ouviu alguém falar assim: “Juro pela felicidade dos meus filhos”, ou, “Juro minha mãe mortinha”. Então, isso é abominação para Deus. (Leia: Mateus 5:33-37). Algumas pessoas, possuem o habito de prometer a Deus, o que não tem condições de dar. Em resposta as propostas humanas para agradar a Deus, todas envolvendo sacrifícios. Deus diz o que realmente lhe agrada:

1º - Que pratique a Justiça – (Leia Isaías 58:5-7) – Comumente a palavra justiça é relacionada a juízo. Certo e errado. Mas biblicamente justiça tem a ver com Equidade. No direito romano a justiça era representada por uma estátua de uma mulher sentada com os olhos vendados e com uma balança na mão. Passando uma mensagem de que todos são iguais. Já na equidade cada pessoa é tratada na medida que ela tem. Deus faz justiça com equidade. (Salmos 45:6).

2º - Ame a Misericórdia – A palavra misericórdia, significa colocar o coração na miséria do outro. Em outras palavras seria colocar-se no lugar do outro. Ter compaixão. A bíblia nos ensina que as misericórdias do Senhor são “A CAUSA” de não sermos consumidos. (Leia: Lamentações 3:22-23). Deus tem tido misericórdia de você? Então seja misericordioso.

3º - Ande humildemente com Deus – O último desejo de Deus apresentado por meio do Profeta Miqueias é: Seja humilde diante de Deus. (Leia. Tiago 4:6) – ser humilde diante de Deus é reconhecer as áreas de sua vida que ainda precisam de transformação.

CONCLUSÃO: Hoje Deus está nos falando o que Ele deseja de nós. O que vamos fazer?

Baixar carta