post-image

O príncipio meio e fim

QUEBRA GELO: Você tem algum projeto para esse ano ainda?

PASSAGEM BÍBLICA: Apocalipse 1:8 - “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus. “Eu sou aquele que é, que era e que ainda virá, o Todo poderoso” João 14:6 - Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Apocalipse 1:8 - “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus. “Eu sou aquele que é, que era e que ainda virá, o Todo poderoso”
João 14:6 - Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai.

PERGUNTA: O que mais chamou a sua atenção nos textos que lemos?
INTRODUÇÃO: Quase tudo, ou tudo na vida, tem começo e fim. O escritor de Eclesiastes diz que tudo tem seu tempo debaixo do sol (Eclesiástes.3). As estações primavera, verão, outono e inverno. Possuem seus ciclos de início e fim. Todavia o findar de cada uma delas, marca um novo recomeço para outra. Nossa vida também tem início e fim sob o ponto de vista de existência. Ou inícios e fins na perspectiva cotidiana o que podemos chamar de meio ou caminho. Qual das demandas cotidianas, você possui mais dificuldade? De começar, de caminhar ou de concluir? Com base no que Jesus Declarou sobre ele mesmo, vamos aprender sobre o Princípio, o meio e o fim:

1º Entenda, Tudo começa em Jesus – Comece sempre com Jesus! Colossenses 1:15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação; 16 porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele. 17 Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.
Entenda você foi Criado por Deus para viver com ele e para Ele.

Quando falamos de PRINCÍPIO, não estamos falando somente de começos. Mas também de propósitos de existência. Você e eu fomos criados para Deus. Se utilizarmos a vida para outro propósito, podemos até viver mais nunca seremos o que fomos criados para ser. Seria como usar uma faca como chave de fenda. Pode até funcionar por um tempo. Mas nunca a faca será chamada de chave de fenda.

Quer um segredo para começar bem qualquer coisa? Comece por Jesus.
2º Tudo termina em Jesus - A palavra fim nem sempre é utilizada para definir a morte de algo. Ela pode ser utilizada para dar o sentido de concluído ou terminado. Acredito que quando Jesus se auto define como o “princípio e o fim” ele está dizendo: Eu sou aquele que começo e termino. Filipenses 1:6 Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Sob a ótica divina todos nós estamos em “obra”- mais existe uma boa notícia: A Obra que Jesus começa, Ele termina! Cria na fidelidade de Jesus!

3º Jesus é o Caminho – Jesus não é somente o começo e o fim, também é o caminho. A proposta de Jesus é radical. Quem a ele se entrega deve fazê-lo por completo. Muitos não entendem a radicalidade da vida cristã. Começam com Jesus e querem terminar com Ele, mas ao longo do CAMINHO não manifestam compromisso com ele. São aqueles que apenas estão nas datas festivas, ou quando desejam uma “benção” em um novo momento de sua vida.
O preço de andar com Jesus continua o mesmo: Lucas 9:23 - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Você acha que é difícil caminhar com Jesus? Por que?

CONCLUSÃO: Não importa em que faze de sua vida você se encontra hoje. Saiba que Jesus está fazendo parte dela. Talvez você não o esteja vendo ou não está percebendo como aqueles discípulos no caminho de Emaús. Mas saiba, Ele está contigo! E que te conduzir no caminho e se por ventura você tiver parado ou desanimado no caminho, Ele Jesus te conduz de volta a Ele. Em Jesus tudo encontra Começo, meio e fim. Seja feliz com Jesus

Baixar carta