Carta do GCEU

Baixar Carta

UMA NOVA CHANCE

29/10/2020 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Existe algo na sua vida que voc gostaria de mudar A quanto tempo?

PASSAGEM BÍBLICA: Joo 5:1-14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia: João 5:1-14 - Qual parte desta leitura, mais lhe chama a atenção?

INTRODUÇÃO: Conforme acabamos de ler, havia um poço de nome Betesda. Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".

Você acredita que Deus é misericordioso? Por que?
O relato da cura do homem no poço de Betesda, possui algumas facetas interessantes que podem ser aplicadas na nossa vida. Vejamos algumas:

1º Deus não fará nada que nós não desejamos - A pergunta de Jesus para o homem pode parecer óbvia – “Queres ser curado”? Mas no mesmo verso está a explicação para tal pergunta: “sabendo que estava assim a muito tempo”. Muitas vezes nos acomodamos a certos problemas, e passamos a estar paralisados diante deles. Evitando o assunto, acreditamos que podemos continuar vivendo. O problema é que isso, não muda nossa condição. Provérbios 24:10 - Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

2º É preciso deixar de crer em fábulas para crer em Jesus – A razão pela qual aquele homem estava ali a tanto tempo, era a crença de que um “anjo” movia as águas, e quem entrasse primeiro era curado. Mas na verdade, o poço de Betesda possuía uma história de abandono. Sim pois os enfermos eram levados ali por seus familiares e deixados a sua própria sorte. Aqueles que possuíam bens para pagar um escravo que o colocasse na água tinham pelo menos os cuidados dos mesmos. Por isso o argumento do homem: “não tenho ninguém”. Pois o agitar da água nada mais era do que o movimento do ar no fundo do poço como as bolhas de um galão quando colocado em um bebedouro. Quantas pessoas vivendo enganadas! Jesus veio para mudar a condição de engano daquele homem. Ele não precisava que alguém o colocasse no poço. Ele precisava de um salvador! João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Você está crendo em Jesus ou em receitas “magicas”?

3º O Caminho do milagre passa pela obediência. – Jesus não reforçou nenhum dos argumentos apresentados pelo homem. Antes ele lhe deu três ordens: Levante-se, pegue o teu leito e ande!
Uma vez que decidimos mudar a nossa condição, também é necessário mudar a nossa atitude. Levantar-se é decidir não estar à mercê dos fatos, pegar o leito e tirar da nossa vida tudo que nos faz lembrar da nossa antiga condição e andar representa mover-se na direção do novo. Deus está lhe dando estas três ordens hoje.
Efésios 4:22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;23 - E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

CONCLUSÃO: Mais tarde Jesus encontrou aquele homem e lhe deu a quarta ordem: “não peque mais” verso 14. Podemos concluir que aquele homem estava prostrado por: ter uma fé equivocada, uma atitude passiva e acomodar-se ao problema por sentir-se culpado. Jesus o libertou!

Baixar Carta