post-image

Bendizei

QUEBRA GELO: Elogie respeitosamente quem está ao seu lado agora.

PASSAGEM BÍBLICA: Salmos 103:1 - Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Estamos falando sobre “gratidão” – uma pergunta: Você é uma pessoa grata? Pelo que você é grato(a)? O dicionário define gratidão como: Reconhecimento por um benefício recebido; agradecer.
No Salmo 103 nós encontramos a expressão: “e tudo que há em mim, bendiga o seu santo nome”. Isso significa que todo nosso ser, espírito, alma e corpo. Devem manifestar-se de forma que Deus seja glorificado. Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Deus não deseja que tenhamos uma vida espiritual abençoada e que nossa vida emocional seja um fracasso. Deus também não se alegra com nossa prosperidade, fruto do nosso trabalho em detrimento ao nosso crescimento espiritual. Deus deseja que sejamos prósperos em tudo! Como está registrado em 3 João 1:2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. Você consegue ser grato a Deus em tudo? O Salmista diz para sua alma não esquecer de NENHUM dos benefícios que recebeu de Deus. Vejamos alguns dos motivos que o salmista diz ser grato a Deus:

1º Deus nos deu perdão – O salmista diz: é ele quem perdoa TODOS os nossos pecados. Jesus não morreu na cruz por alguns dos nossos pecados, ele morreu por todos. O sacrifício de Jesus, é suficiente para perdoar nossos pecados do passado, do presente e até os que ainda cometeremos. Para termos acesso e esse perdão é preciso arrepender-se e mudar de atitude. Sob a perspectiva divina todos os nossos pecados já estão perdoados. Mas para termos acesso a esse perdão precisamos reconhecer que pecamos. Nos arrepender e passar a viver como perdoado. Leia 1João 2:1-2

2º Deus nos redimiu em Cristo – A palavra redimir significa: Fazer a reparação de um erro, um crime, uma falta; retratar: redimiu os condenados de seus crimes. No sentido bíblico, era quando um parente próximo resgatava alguém de uma dívida. Jó no meio de sua aflição exclamou: Jó 19:25 Contudo, eu sei que meu Redentor vive, e que no fim se levantará para me defender e vindicar ainda que eu esteja no pó do meu túmulo. Não somente isso, Deus nos trata com misericórdia. Ele nos resgata para liberdade, não para nos aprisionar na religião. Gálatas 5:1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

3º Deus nos trata como filhos - Salmos 103:13 Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Que atitudes são essas? Salmos 103:10

a) Não nos tratou segundo os nossos pecados,
b) Não nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.
c) Ele conhece a nossa estrutura – Sl.103:14

CONCLUSÃO: Acredito que o Salmista não somente fez uma leitura correta de Deus. mas também fez uma leitura correta de si mesmo. E percebeu que Deus o estava tratando muito melhor do que ele merecia. Acredito que isso deve acontecer conosco também. E então poderemos dizer:

Bendize minha alma ao senhor!

Baixar carta