post-image

Céus abertos

QUEBRA GELO: Qual fase da vida você está vivendo?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Lucas 3:21 - E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; 22 - E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler, é o relato de um dos momentos mais poderosos e importantes na vida da humanidade. Temos o filho de Deus sendo batizado, o Espírito Santo descendo sobre Ele e o Pai dando testemunho. Os Céus se abriram nesse dia. Por isso, é muito importante olharmos com mais atenção para esse relato bíblico. Romano 15:4 Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Vejamos os principios que existiram quando os céus se abriram:

1º Os Céus se abriram para o filho de Deus – No versículo 21 encontramos a seguinte expressão: “Como todo povo se batizava”. Tal expressão nos dá a entender, que Jesus não foi o primeiro e nem o único a ser batizado naquele dia. Outras pessoas também se batizavam. Mas somente para Jesus os céus se abriam. Por que? ele era o filho de Deus. Os Céus se abrem para os filhos.
João 1:11-12
11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
- A palavra grega para receberam é: “Lambanar” e significa agarrar a oportunidade. Uma versão livre seria: “Mas, a todos que agarraram a oportunidade pela fé em Jesus, ele os tornou filhos de Deus”.

Pergunta: Você é filho de Deus? Por que? (R. Por que creio no perdão dos meus pecados pela fé no sacrifício de Jesus)
2º Os Céus se abrem para a ObediênciaO texto diz: “E o Espírito Santo desceu sobre ele” O Espirito Santo é a unção de Deus para fazer a vontade de Deus. Quando eu creio em Jesus eu recebo o Espírito Santo que me capacita a fazer a vontade de Deus. O Espírito Santo nos dá unção quando obedecemos.

Jesus declarou a João Batista: Mateus 3:14-15

14 - Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. Os Céus se abrem para os filhos que honram ao pai por meio da obediência.

Pergunta: Existe alguma área da sua vida que você tem dificuldade de obedecer a Deus? (Deus quer te capacitar para isso)

3º Os Céus se abrem para dar testemunho“ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” – Deus não é apenas ativo (agente). Ele também é reativo (reagente). Os céus reagem quando estabelecemos a vontade de Deus na terra. Deus dá testemunho por meio de sua presença em nossas vidas.

CONCLUSÃO: os céus se abriram sobre Jesus por que ele é Filho, manifesta obediência e possui um testemunho da paternidade divina. 

Baixar carta