post-image

Só o Senhor é Deus

PASSAGEM BÍBLICA: I Reis 18:30-39

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Esta passagem bíblica é muio poderosa! Ela é o relato de um momento crucial na vida do povo de Israel. O Rei Acabe havia se casado com uma mulher chamada Jezabel, e esta corrompeu o povo com práticas de culto a falsos deuses. O profeta Elias ao ver tal situação de confusão no meio do povo, pois todos dizinham que eram “do Senhor” mas também ofereciam sacrificios aos falsos deuses de Jezabel. Disse: ...Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. I Reis 18:21. Ainda hoje, vemos esse tipo de atitude entre as pessoas, elas dizem que servem e creem em Jesus mas as suas práticas de vida, mostram que elas tambem sacrificam a Demonios. I Corintios 10:21 - Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Pergunta: Você saberia qual a diferença da Mesa do Senhor e a mesa de demonios?

Vejamos como o profeta Elias trouxe o povo de volta ao Deus verdadeiro:

1º Elias restaurou o altar que estava quebradoNa Bíblia, o altar tinha um simbolismo muito importante. Era no altar que sacrifícios eram oferecidos a Deus para o perdão do pecado. O altar servia como uma lembrança constante da necessidade de castigo pelo pecado e da aliança com Deus para servi-lo. As pessoas construíam altares para se encontrarem com Deus e o adorarem. Os animais sacrificados no altar apontavam para o sacrifício de Jesus, que veio para nos salvar do pecado. Na cruz, Jesus pagou o preço do pecado.

Pergunta: Considerando que hoje nossa vida é um altar para Deus, você acredita que seu altar precisa ser restaurado? Em que área?
"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
Mateus 5:23-24

2º Elias colocou sobre o altar tudo que naquele tempo era de grande valor. O verso 2 diz que a fome era extrema em Samaria em razão da seca. Logo, a falta de alimento era resultado da falta de água. E Elias não só coloca a carne sobre o altar como também ordena jogar 3 cântaros de água sobre o altar e o sacrifício.
Certamente isso era incoerente, jogar água no altar que vai ser acesso? Mais Elias estava ensinando uma lição ao povo. E a lição era a mesma que o Rei Davi ensinou a um Rei chamado Araúna: Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. ...II Samuel 24:24

Pergunta: O que você tem de maior valor? Dinheiro ou sua vida? o que então deve ser oferecido ao Senhor?
Obs. O nível de sua entrega vai definir o nível da resposta de Deus em sua vida.

CONCLUSÃO: O Resultado dessa restauração do altar e da entrega do que era valioso aos olhos humanos, foi que Deus respondeu com fogo! Aleluias. Deus respondeu com poder. E é exatamente isso que ele quer fazer em nossas vidas hoje. Então grite bem alto: SÓ O SENHOR É DEUS!

Baixar carta