post-image

Os três adoradores

QUEBRA GELO: O que você sabe fazer de melhor?

PASSAGEM BÍBLICA: Leia: João 4:23, Lucas 10:38-42 e João 12:1-3

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você sabe o que é adoração? A palavra utilizada no origial de Jo.4:23 para adoradores é: “Proskunetes”. E significa: prostrar-se em terra, beijar as mão, curvar-se.

A adoração também pode ser todo serviço que você faz para Deus – os serviços que você faz na sua vida cotidiana, também podem ser considerados adoração, se forem para Glorificar a Deus. Quando você cuida de sua esposa ou esposo, do(s) seu(s) filho(a)s, trabalha honestamente e até mesmo se diverte, tudo isso pode ser uma expressão de adoração – pois glorifica a Deus. Logo, a adoração não acontece somente no culto. Mas também, em ter uma vida que cultua a Deus e o glorifica.
I Pedro 2:12 - Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
Romanos 12:1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Nos textos que lemos encontramos uma família “Ana parental” (composta somente de irmãos sem a presença de qualquer um de seus pais). E a presença de Jesus nessa família. Também encontramos 3 formas de adoração por meio das ações dos seus componentes. Marta, Lazaro e maria.

Quais expressões de adoração encontramos:
1º Encontramos o SERVIÇO como uma expressão de adoração
– Nós podemos observar que Marta está servindo. Você consegue identificar alguma diferença entre a Marta de Lucas 10:40 e a Marta de João 12:1? O Salmo 100 nos diz como devemos servir ao Senhor: Salmos 100:2 - Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.

Pergunta: Você já serviu com ira ou desanimo?

2º Encontramos a COMUNHÃO como forma de adoração – A palavra para comunhão na bíblia é “Koinonia”, e ela é mais do que comer junto. Ela significa: Partilhar a vida, provisões e necessidades. Alguém me perguntou: Por que o Senhor vai à Igreja? E eu respondi: Por que eu quero ter comunhão com as pessoas. Existem pessoas, que não conseguem desenvolver relacionamentos com a igreja. Vem ao culto e se vão dele, sem mesmo parar para dar e receber atenção de alguém. Lázaro na primeira visita de Jesus, nem estava em casa. Mas agora, ele está a mesa. Jesus deseja que nós nos assentemos a mesa com ele. Mas também com nossos irmãos.
Atos 2:42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Pergunta: Quem você tem mais comunhão na Igreja?

3º Encontramos o LOUVOR como forma de adoração – Louvor é mais que cantar ou tocar um instrumento. Louvor é bem dizer, exaltar, celebrar, mais do que contemplar, é reagir a presença. Comumente, a nossa atitude de louvor implica em entregar algo que é nosso para alguém que não precisa. Assim louvor, é dar para aquele não precisa, aquilo que nós temos. Deus não depende de nossa adoração ou do nosso louvor. Mas ele responde todas as fezes que o adoramos por meio do louvor. Hebreus 13:15 - Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Antes havia uma maria que ouvia. Mas agora uma maria que reage a presença de Jesus.

CONCLUSÃO: Existem muitas formas de adorar a Deus. Mas a que Deus está a procura é aquela que é feita: Em espírito e em verdade.
Em espírito: por meio de uma decisão interior e em verdade por meio de uma atitude de vida. Uma vida de verdade!

Baixar carta