Carta do GCEU

Baixar Carta

QUEM VOC?

20/05/2021 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Quem voc?

PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 9:1-9,14-29

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Pergunta: O que no texto chamou a sua atenção?
INTRODUÇÃO: Jesus enquanto esteve aqui fisicamente, teve de lidar com todo tipo de pessoas. Não só as que se encontravam com Ele em suas jornadas de fé e milagres. Como aqueles, que com Ele caminhavam. Jesus encontro cegos, surdos, leprosos, portadores de necessidades especiais e até endemoniados. A todos Ele curou e libertou.
No texto que lemos, encontramos também, aqueles que se tornam participantes do ministério de Jesus, os que são expectadores do ministério de Jesus e os que experimentam o poder do ministério de Jesus.

Também encontramos no texto três tipos de pessoas.

Pergunta: Você consegue identifica-los? Ou lembra-se da mensagem de terça?
Vejamos que são:
1º Primeiro são os que querem viver no poder. Só de glória – No texto, vemos Pedro fazendo uma proposta para Jesus: “E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. Marcos 9:5”. Pedro não se importou com o que estava acontecendo ao pé do monte. Um Jovem estava endemoniado, um pai estava desesperado e os discípulos que haviam ficado ao pé do monte estavam passando por dificuldades com o jovem e com os fariseus. Assim existem muitos cristãos. Vivem no templo, cheios de glória e não conseguem se compadecer por aqueles que estão do lado de fora.
Esqueceram das palavras de Jesus: “Lc.19:10 Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Muitos estão acomodados em seus cultos e templos que não se compadecem dos que não estão lá. A ordem de Jesus para a igreja é clara e imperativa: “Ide fazei discípulos! ”

2º Segundo são os que discutem sobre o que se deve fazer. Mas não fazem nada.
“Viram uma grande multidão em volta deles e alguns mestres da Lei discutindo com eles” Muitas pessoas querem dizer o que devemos fazer, como devemos fazer e até o por que devemos fazer. Mas elas mesmas não fazem nada. 1ª João 3:18 diz: Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade.

Pergunta: O que você acredita, que precisa pôr em prática?
3º Terceiro são os que precisam. – Estavam ali um jovem endemoniado e um pai desesperado. Enquanto Pedro queria ficar no monte e os discípulos discutindo, Jesus estava interessado nas pessoas que precisavam Dele. Jesus não discutiu com os mestres da lei, e também não deu uma lição sobre expulsão de demônios para os discípulos. Naquele momento aquela família era a prioridade.
Mateus 9:36 - Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor. Nós precisamos olhar para as pessoas como Jesus olhou. Eles as viu como “OVELHAS”

CONCLUSÃO: O desfecho do relato bíblico, é a libertação do Jovem, o fortalecimento da fé de seu pai, o silencio dos mestres da lei e o questionamento dos discípulos. Jesus veio para os enfermos, para os perdidos, para os que estão oprimidos pelo diabo. “1 João 3:8c...para desfazer as obras do diabo”. Seja um canal para a cura e libertação. Seja cheio de poder, mas também de entendimento!

Baixar Carta