post-image

Só Deus faz

QUEBRA GELO: O que Deus já fez na sua vida?

PASSAGEM BÍBLICA: 2Crônicas 7:14 NAA - Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Houve uma grande rainha da Inglaterra que estava à morte. Desesperada, ela convocou todos os médicos do país, e disse: “Ofereço metade do meu reino àquele que conseguir me dar mais seis meses de vida”. Entretanto, o prêmio não foi entregue. A rainha faleceu poucos dias depois. De nada adiantou a sua fortuna, importância e poder. Nenhum homem poderia dar-lhe o que pedia. Há coisas que só Deus pode fazer.
Quais são as coisas que você busca? Com o que sonha? Do que precisa? Talvez só Deus possa lhe dar aquilo por que anseia.
Pois há coisas que só Deus pode fazer.
No texto de 2 Crônicas 7.14 a Bíblia garante que se nos humilharmos, e orarmos, e buscarmos a face do Senhor, e nos convertermos dos nossos maus caminhos, então Deus fará três coisas que só ele é capaz de fazer

1º SÓ DEUS PODE OUVIR (ATENTAR E ATENDER) A NOSSA ORAÇÃO. “Eu ouvirei do céu”, diz o Senhor. Só Deus é capaz de ouvir as nossas orações. Nem santos nem imagens têm essa capacidade. Nem anjos nem sacerdotes têm esse poder. Mas quando nós oramos a Deus, ele nos ouve no céu… por maior que seja a distância. Os olhos de Deus estão abertos. Os ouvidos do Senhor estão atentos. Portanto, clame agora! Deus ouvirá a sua oração! Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

2º SÓ DEUS PODE PERDOAR OS NOSSOS PECADOS. A segunda promessa que o Senhor nos faz no texto bíblico é: “Perdoarei os seus pecados”. Esta é a nossa maior necessidade. Diferentes pessoas precisam de diferentes coisas. Mas todos necessitamos de perdão, porque todos somos pecadores. Quando escrevemos algo sobre o papel e depois apagamos com a borracha, sempre fica uma marca, não é mesmo? Rasuras ou sulcos permanecem na folha. A borracha não apaga totalmente. Mas existe um brinquedo chamado “Traço Mágico” no qual, ao ser descolada uma folha de plástico, o que escrevemos é apagado sem deixar vestígios. É assim que Jesus apaga os pecados: não do jeito da borracha, mas da maneira do Traço Mágico – do traço do seu sangue. 1ª João 1:7-9 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

3) SÓ DEUS PODE SARAR A NOSSA TERRA - Deus afirma: “Sararei a sua terra”. Que promessa maravilhosa! Só Deus pode restaurar um bairro, um município, um Estado, um país. Só ele pode recuperar o solo arrasado de um coração. Só ele pode reerguer famílias, relacionamentos, igrejas, iniciativas, reputações, sonhos, corpos e almas. Só ele pode sarar a nossa terra. Salmo 33:12 Feliz é a nação cujo Deus é o SENHOR, cujo povo ele escolheu para si mesmo.

CONCLUSÃO: As coisas de que mais precisamos são aquelas que só Deus é capaz de nos dar. Só ele pode ouvir a nossa oração. Só ele pode perdoar os nossos pecados. E só ele pode sarar a nossa terra. Isaías 45:5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças.

Baixar carta