post-image

A EXPRESSÃO DE DEUS

QUEBRA GELO: Vamos nos expressar. Escreva em um papel algumas frases com expressão de alegria, tristeza, dor, emoção, etc.Peça para alguém fazer as expressões que estão na frase.

PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 2:18-22

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Existe um salmo que fala de uma expressão silenciosa, mas reveladora. O salmo 19 diz: OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DE DEUS, E O FIRMAMENTO ANUNCIA AS OBRAS DAS SUAS MÃOS... NÃO HÁ LINGUAGEM, NEM HÁ PALAVRAS, E DELES NÃO SE OUVE NENHUM SOM...

MEMORIZAR VERSÍCULO: Marcos 2:21 - Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.

Estamos vivendo em um tempo de muito barulho e pouco discernimento de quem realmente Deus é, e o que ele realmente faz. A muita religiosidade, pouca intimidade com Deus. Deus tem sido reduzido às necessidades humanas. É um tal, de faça isso ou não faça aquilo para não perder a benção ou para ser abençoado. Como se a benção fosse maior e melhor que o abençoador. Muitas pessoas querem ser abençoadas por Jesus. Mas quando perguntamos a elas se querem recebera Jesus como senhor e salvador de suas vidas elas dizem: ainda não estou pronta para um passo tão serio. No texto que lemos Jesus declara como sua presença em nossa vida deve ser expressa.

1° QUEM ESTA COM JESUS TEM ALEGRIA
Verso 18 - Porque motivo jejuam os discípulos de João e os fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?

Jesus responde que os seus discípulos não estavam em jejum porque ele estava presente com eles, e isso era motivo de festa e de alegria. Na época de Jesus o jejum era uma prática que fazia parte do dever religioso entre os judeus. Os fariseus como os discípulos de João Batista jejuavam regularmente. O jejum judaico era uma espera do messias, um sinal de dor, de penitência para implorar a misericórdia de Deus, ou mostrar arrependimento dos pecados. Mas Cristo estava com eles, e não era necessário jejum. O jejum nos leva para mais perto de Deus. Jesus nos ensinou como devemos jejuar: Quando jejuardes, não vos mostreis contristados... Mt. 6. 16.

2º A PRESENÇA DE JESUS MUDA NOSSO COSTUMES E CRENÇAS ANTIGAS
Verso 21 - Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha...

O novo ensinamento em Cristo é algo que deve mudar completamente a vida daqueles que o receberam como Senhor e Salvador. A mudança é percebida quando o cristão vai abandonando tudo aquilo que pertencia a sua velha vida. Desde práticas e crendices. Não podemos querer conciliar a nova vida em Cristo com a velha vida do mundo. 2 Coríntios 5. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo. NOVO É NOVO, VELHO É VELHO!

3º A PRESENÇA DE JESUS É EXPRESSA DE DENTRO PRA FORA
Verso 22 - Ninguém põe vinho novo em odres velhos..

Precisamos receber a presença de Jesus em nossa vida, de forma que as mudanças sejam, primeiramente percebidas dentro de nós para depois expressa-las fora de nós. Pois se não for verdade mais cedo ou mais tarde todos saberão que não falamos a verdade. (Existem pessoas que não se convertem. Tornam-se religiosas).

CONCLUSÃO: A diferença entre uma pessoa religiosa e um discípulo de Jesus é que para o religioso, fazer a vontade de Deus é uma maneira de conseguir o que se quer. Já para o Discípulo de Jesus a sua vontade é fazer a vontade de Deus.

Baixar carta