Carta Pastoral

ENCONTRANDO JESUS NO CAMINHO

25/03/2014 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você já se encontrou com um conhecido seu, em um momento em que você ou ele precisava de ajuda?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 24:13-17

MEMORIZAR VERSÍCULO: Lucas 24:15 - E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Os dois discípulos no caminho de Emaús são o exemplo do que acontece com aqueles que têm fé em Deus, mas não tem conhecimento de Deus. Eles estavam em Jerusalém (Cidade da Paz) e por conta dos acontecimentos decidiram ir para Emaús (Cidade das águas termais). Eles estavam indo na direção do que para eles parecia ser o melhor. (mesmo sabendo que os outros discípulos tinham permanecido em Jerusalém). Algumas vezes isso acontece com os que caminham no evangelho, quando uma promessa parece estar demorando, quando um sonho não se realiza ou quando as resposta não vêm eles buscam outras fontes que lhes de o que desejam.
Mas independente da atitude dos discípulos, Jesus se coloca no CAMINHO DELES para trazê-los DE VOLTA AO CAMINHO DELE.

Como Jesus faz isso?

1º Jesus aproxima-se deles – Jesus não nos deixa só, mesmo quando tomamos caminhos errados Ele se aproxima de nós buscando de nós as razões que nos fizeram sair do caminho Dele. (Jesus não se ofende com nossas queixas).

2º Jesus prova que estamos errados por meio das escrituras e não das acusações – Nos momentos de Dificuldade precisamos buscar conselho com pessoas que tenham a palavra de Deus. Tito 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contra dizentes.

3º Jesus nos dá uma nova oportunidade – Os discípulos poderiam ter ficado zangados com Jesus por ter mostrado a eles por meio das escrituras sua falta de conhecimento da vontade de Deus. Por isso ele faz que vai continuar a jornada, para que a sua presença e permanência seja o resultado do desejo dos discípulos de estar com Jesus, e quando eles PEDEM para Jesus ficar com eles então Jesus se revela por meio da comunhão.

APLICAÇÃO: Os Discípulos do caminho de Emaús voltaram para Jerusalém como testemunhas de que Jesus esta VIVO e todos aqueles que encontram-se com Jesus devem levar essa mensagem: JESUS ESTA VIVO EU O ENCONTREI NO CAMINHO.

Baixar Carta