post-image

Se Deus é

PASSAGEM BÍBLICA: Neemias 4.1-23

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Quando Neemias ouviu notícias a respeito do seu povo que estava em Jerusalém, muito se entristeceu, pois a notícia era de que o povo estava em grande miséria e desprezo, os muros destruídos e as portas queimadas (Ne. 1. 1-3). E por isso Neemias orou ao Senhor. Em sua oração, Neemias exalta a Deus lembrando de como Ele é poderoso, misericordioso e fiel para com Seus servos (Ne. 1 .5), crendo na resposta de Deus a sua oração, Neemias confessa o pecado do seu povo (Ne.1.6 e 7;) e ora lembrando das promessas do Senhor feitas ainda no tempo de Moisés (Ne.1.8-11). Além das orações Neemias propôs em seu coração agir, e como resposta a atitude do coração de Neemias, Deus moveu o rei Artaxerxes em seu favor.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Versículo para Memorizar: "Então pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos." Neemias 4.13

Ao chegar em Jerusalém, Neemias foi conferir a situação dos muros  e convidou muitos outros pra estarem juntos dele nesta grande obra, e a resposta a esse convite foi : "Disponhamos-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra." (Ne.2. 15-18)
 
Mesmo diante da zombaria e do desprezo dos opositores, Neemias cria que aquela obra era do Senhor. "Então, lhe respondi: O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém." (Ne. 2.20). E diante desta palavra a obra começou. 
 
Ao decorrer da obra, vimos opisitores se levantarem, ora por palavras  (Ne. 2.19; Ne.4. 1-3), ora por ações (Ne.4. 8). Mas diante das ameaças, Neemias orou e posicionou o povo para construir e batalhar pela obra (Ne. 4. 13-18). 
 
Assim como Neemias, nós fomos chamados por Deus para uma grande e honrosa obra. Ganhar almas para o seu reino e servir ao seu corpo através de dons e ministérios que Ele mesmo nos confiou, e assim como nossas ações, nossas orações são de grande valor. Também entendemos que nossa luta não é contra carne e nem sangue e sim contra principados, potestades, príncipes do mundo e hostes espirituais da maldade, como diz em Efésios 6.12. Portanto se a nossa luta é espiritual, nossas armas também precisam ser espirituais.  
 
Ler Efésios 6.10-18 
 
Capacete da salvação: oferece a proteção para a nossa mente, para os nossos pensamentos. (Fp 4.8).  
Couraça da justiça: guarda o nosso coração; oferece proteção para a nossa alma ( Pr 4.23). 
Cinturão da verdade: oferece proteção para as nossas emoções e segurança para a nossa caminhada até o encontro com o Senhor (Sl 119.142). 
Escudo da fé: oferece proteção contra as falsas acusações do inimigo (Ap 12.10), que pretendem nos trazer medo, culpa e dúvidas; 
Evangelho da paz: oferece proteção para conduzir o crente na direção certa de seu chamado para evangelizar (Is 52.7). 
Espada do Espírito: Esta é a única arma ofensiva na luta contra as trevas: a bendita Palavra de Deus (Mt 4.4). 
 
Diante de batalhas, os soldados podem perder partes de suas armaduras e se tornarem  suscetíveis aos ataques de Satanás. Que neste tempo, venhamos a buscar um revestimento dessa armadura de Deus para que possamos combater um bom combate. 

Motivo de oração: Busque revestimento da armadura de Deus. Se existe alguma área específica que você entende que está descoberta, coloque-a diante do Senhor.

Baixar carta