post-image

Como renovar a mente

PASSAGEM BÍBLICA: Romanos 12:1-5

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Quando Paulo se converteu, sua mente estava tomada por conceitos religiosos e padrões de raciocínio que ele havia adquirido em seus antigos relacionamentos e muitos anos de estudo. Foi necessário confrontar tudo aquilo com uma nova fonte de entendimento. Eu costumo dizer que, quando Jesus apareceu a ele, do meio de uma luz, no caminho de Damasco, suas luzes foram apagadas. Paulo ficou cego durante três dias. O Espírito Santo teve que produzir o apagão em suas ideias para que ele pudesse receber a grandeza de uma nova revelação. Infelizmente, muitas pessoas vêm para a igreja mas não aceitam substituir os pensamentos mundanos e humanistas pelos conceitos da fé. Assim resistem à palavra de Deus, ao menos em parte, e são impedidas de viver o melhor de Deus. O texto que lemos é um apelo do apostolo Paulo aos cristãos para que suas mentes sejam renovadas. Como isso pode acontecer?

MEMORIZAR VERSÍCULO: Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

1° Precisamos mudar nossa dieta mental

O elemento fundamental para essa transformação é a palavra de Deus. Se não nos dedicarmos intensamente a ler, ouvir e colocar em prática a palavra, seguiremos dominados por velhos pensamentos que bloquearão nossa fé e nos farão pecarA transformação da nossa mente depende dramaticamente do que a alimenta. Mesmo pessoas convertidas há muito tempo podem permanecer estagnadas em seu crescimento espiritual se continuam bebendo das fontes podres do mundo. A palavra de Deus nos diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1:1-2)

2° Precisamos praticar o que aprendemos

Romanos 12:1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Apresentar o corpo é submetê-lo a uma prática e não somente a uma teoria. No livro de Tiago nós encontramos a seguinte sentença: “Por que a fé sem obras é morta”.

3° Precisamos não nos conformar (amoldar) a este mundo

Os princípios e padrões do mundo não são os nossos. Jesus declarou isso em sua oração pelos discípulos em João 17:16 - Não são do mundo, como eu do mundo não sou

Conclusão: Nos nossos dias, precisamos mais que nunca cercar-nos de relacionamentos da fé e dedicar-nos a ler e ouvir a palavra de Deus, mais do que qualquer outra coisa. Somente assim podemos fazer frente à enxurrada de valores corrompidos que vem do mundo. Com o poder crescente da mídia e da comunicação em massa, não apenas pela vias dos relacionamentos pessoais, somos assediados o tempo todo. E quando não controlamos as portas da nossa mente (o que vemos e ouvimos, em especial), acabamos sendo manipulados pela ditadura da massa. De repente, gente pervertida e sem Deus, sem que percebamos estará determinando como vamos nos vestir, que linguagem vamos usar, o que é moralmente aceitável, como criaremos nossos filhos, como trataremos nossos casamentos e por aí vai...

Baixar carta