Carta Pastoral

O QUE TEM MAIS VALOR

03/04/2014 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: O que você já recebeu ou tem, que não tem preço?

PASSAGEM BÍBLICA: Salmos 73

MEMORIZAR VERSÍCULO: Salmos 73:1 - VERDADEIRAMENTE bom é Deus para com (coloque seu nome), para com os limpos de coração.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Nós estamos cercados de conceitos e valores, e não raramente são os conceitos que acabam dando o valor das coisas em nossa vida. Podemos tomar, por exemplo, a avalanche de marcas que nos cercam e que acabam caindo no senso popular de que essa ou aquela tem maior valor. Não poucas vezes, desconsideramos o material ou a durabilidade do mesmo, pois estamos focados na marca.

Esse foi o problema de Asaf, e a causa de seu QUASE desvio do caminho do Senhor, o verso 3 denuncia isso - Salmos 73:3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.

Asaf começo a comparar a sua maneira de viver com a maneira de viver dos ímpios, e surgiu o desejo de ter o que os ímpios tinham (isso as vezes pode acontecer conosco). Mas a bíblia nos alerta em I João 2:15-16 (15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo).

Mas o nosso Deus não nos deixa enganados, quando Asaf buscou a Deus para compreender os acontecimentos a sua volta, ele recebeu de Deus a revelação que precisava para continuar no caminho do Senhor.

E a revelação era:

TUDO QUE O ÍMPIO PENSA TER É PASSAGEIRO E NÃO TRAZ VIDA ETERNA, MAS O QUE ASAF POSSUI ERA ETERNO. ASAF POSSUIA O SENHOR E A GARANTIA DE VIDA ETERNA.

- Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

Salmos 73:28

APLICAÇÃO: Que nossa escala de valores seja a mesma dada por Deus e não pelo mundo.