post-image

Casa do Pai

QUEBRA GELO: Distribua pedaços de papel a cada um com a seguinte pergunta: “O que um Pai pode oferecer de melhor a um filho?” Deixe com que cada um diga em voz alta a sua resposta.

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 15. 17 ao 24

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Quando ouvimos essa parábola, automaticamente o nosso pensamento se volta para as pessoas que ainda não tem um relacionamento com Jesus Cristo, mas essa parábola também é útil para nós cristãos! Na nossa caminhada, as vezes tomamos atitudes comuns ao filho pródigo, atitudes independentes. E assim, acabamos nos esquecendo do que a Casa do Pai nos proporciona.

LOUVOR: Filho Volta – Jairo Bonfim; Quero Voltar – 4 por 1; Casa do Pai – Aline Barros.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Lucas 15.21 : “E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado seu filho”

1° NA CASA DO PAI É LUGAR DE COMUNHÃO: (Salmos 133.1)

A história conta que um homem tinha dois filhos, e um deles, o mais novo, resolveu pegar a sua parte da herança e ir embora. O filho esqueceu que a Casa do Pai lhe oferecia comunhão. (vs. 11 e 12)
Deus nos criou com a capacidade de nos relacionar uns com os outros. A comunhão gera forças! (Eclesiastes 4.10)

2° NA CASA DO PAI É LUGAR DE PROTEÇÃO: (Salmos 91)

O filho pródigo ao sair da Casa do Pai se expôs aos perigos que nem ele imaginaria existir, pois antes ele vivia sob a proteção do Pai. A presença de Deus em nossas vidas é a nossa única certeza de proteção e de salvação. Busque a proteção de Deus! (Salmos 34.4)

3º NA CASA DO PAI É LUGAR DE CORREÇÃO: (Salmos 23.4c)

Na Casa do Pai há abundância de coisas boas, e a correção também é um desses recursos de Deus para nos abençoar, pois Ele corrige a quem Ele ama. Seja amado por Deus! (Provérbios 13.24)

4º NA CASA DO PAI É LUGAR DE RESTAURAÇÃO E PERDÃO: (Provérbios 28.13)

O filho pródigo ao se deparar com a sua vida humilhante fora da casa do Pai, repensou sua decisão e quis voltar; mesmo que ele não fosse visto como filho, queria voltar para, ao menos trabalhar. (vs. 18 e 19) Mal sabia ele, que o Pai estava ansioso para o momento do seu retorno. Deus está sempre pronto a nos perdoar, se nos arrependermos de coração sincero.

5º NA CASA DO PAI É LUGAR DE ESPERANÇA: (Lamentações 3.26)

Ao repensar sua decisão o filho tomou uma atitude, levantou-se e foi para a Casa do Pai, lugar de esperança, e foi muito bem recepcionado.  (vs. 20 ao 24) Precisamos ter a coragem de reconhecer a nossa dependência em Deus. 

CONCLUSÃO: A partir do momento em que nos levantarmos e irmos nos encontrar com Deus, seremos recepcionados com uma festa. Pois Deus se alegra quando nos aproximamos em ter um relacionamento com Ele.

Se por algum momento você decidiu viver por conta própria, caiu em si, e reconheceu que a Casa do Pai é o melhor lugar, basta levantar-se e ir ter com Ele. Volte para a Casa do Pai, volte para Deus!

Faça um apelo para grupo, de retorno à presença do Pai, pois Ele irá proporcionar o melhor para o seu filho tão amado!

Baixar carta