post-image

Graça por graça

QUEBRA GELO: Já te ofereceram algo de maneira tão fácil que você ficou desconfiado?

PASSAGEM BÍBLICA: João 1:14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Vivemos em uma sociedade que está estabelecida sobre valores. “Tudo tem seu preço”. Por isso é muito comum pensarmos que coisas muito baratas não são boas ou são falsas. E em boa parte dos casos isso é verdade. O problema é quando tentamos aplicar esse mesmo princípio ao evangelho de Cristo. Pois começamos a achar que a fé não é suficiente para nos salvar e que quando nos convertemos a Cristo é como se tivéssemos que nos tornar infalíveis. Mas a bíblia diz que cometemos pecados.

MEMORIZAR VERSÍCULO: 14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14 )

João 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Como a bíblia resolve esse problema? I João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Como podemos ter certeza de que fomos perdoados? Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;O que mais precisamos saber para podermos desfrutar a vida por meio da Graça de Deus?

1º Não podemos receber a graça de Deus por esforço próprio. Mas pela fé no que Jesus fez na Cruz.

O texto de João 1:16 possui duas grandes revelações:

1º Revelação – TODOS receberam da PLENITUDE de Deus – Isso significa que a Obra da Cruz (perdão dos pecados) foi completa para TODOS nós. Aleluias! I João 2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

2º Revelação – Nós temos recebido Graça SOBRE Graça – Isso significa que mesmo que nós não reconheçamos a graça de Deus em nossas vidas (e isso acontece quando andamos no mundo longe de Deus) Deus promete na sua palavra que ainda assim vai agir com graça sobre nós. João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

2º A Graça de Deus não é um conjunto de regras. A Graça de Deus é uma pessoa.

O verso 17 de João 1 diz que a LEI foi DADA por Moises. A bíblia também dia que a Lei estava gravada em tabuas de pedra. Deuteronômio 9:11 - Sucedeu, pois, que ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança. Mas concernente a GRAÇA a bíblia diz que ela VEIO. Um objeto é DADO (entregue). Já uma pessoa VEM. Uma Lei se cumpre mas uma pessoa se agrada.

CONCLUSÃO: Nossa vida com Deus não pode estar baseada em um conjunto de regras. Em um conjunto de pode e não pode. Nossa vida com Deus precisa estar baseada em um RELACIONAMENTO pessoal com Ele, O VERBO SE FEZ CARNE. Para que nós entendêssemos que mais do que cumprir tarefas Deus deseja se relacionar conosco. Ore, Leia a Bíblia e Testemunhe!

Baixar carta