Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 5 - A CONFUSÃO DE LÍNGUAS

09/03/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Líder, pegue vários copos descartáveis. Separe as crianças em 2 grupos, e peça para eles construam a torre mais alta que eles puderem de no máximo 10 andares sem colar os copos. Eles terão 5 minutos para realizarem a construção quando um grupo construir um andar, deverão parar. Então uma criança deverá correr e tocar na parede e voltar, para o grupo construir mais um andar. E se algum grupo desistir no meio da construção ou um dos dois terminarem primeiro encerre, e festeje com o grupo vencedor.

Observação: o Líder só pode orientar, não pode ajudar a construir. Pergunte-lhes; vocês sabem o que significa ser orgulhoso? Deixe que eles respondam, e depois das respostas de a sua. Ser orgulhoso é se achar a melhor, e desprezas as outras pessoas. Hoje vamos conhecer a história de um povo assim, orgulhoso! Preste atenção!!

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 9:11,18

MEMORIZAR VERSÍCULO: O Senhor detesta todos os orgulhosos, eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum. Provérbios 16:5

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Depois do dilúvio as nações foram divididas, cada uma foi para um canto da terra. Na época de Noé todas as pessoas falavam a mesma língua. E alguns deles saíram do oriente, e acharam um vale na terra de Sinar, e ficaram morando ali. E falavam uns com os outros: __ vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! E todos aceitaram e começaram a fazer os tijolos. Assim eles teriam tijolos para construir no lugar das pedras, e piche no lugar da massa de pedreiro.

 

 Ai disseram: ___ Agora que já temos os tijolos, vamos construir uma cidade que tenha uma torre tão alta! mas tão alta que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos, e não seremos espalhados pelo mundo inteiro. O Senhor viu a cidade e a torre que aquele povo estava construindo, e disse assim: ___ esse povo é um só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo eles serão capazes de fazerem o que quiserem. Vamos atrapalhar a língua que eles falam, para que não entenda um a língua do outro. Por isso, quando eles começavam a falar ninguém entendia o que o outro estava falando, foi uma confusão, e um desespero porque eles não sabiam o que havia acontecido. Assim, o Senhor os espalhou pelo mundo todo, e eles pararam de construir a cidade.  Ah! a cidade recebeu o nome de Babel, porque ali o Senhor atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro. 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO 

 

 

 

 

 

Deus deu uma ordem a Noé, que saísse da Arca, e povoasse toda a terra, e não apenas uma região. Aquele povo era orgulhoso, pensavam somente em si mesmos, e achavam que não precisavam de Deus para a nada. Por isso Deus atrapalhou a língua deles, para que eles vissem que sem Deus eles não podiam fazer nada.  Devemos ser obedientes e humildes, e saber que sem Deus nada podemos fazer.  

 

 

 

 

Líder, ore com eles pedindo a Deus que lhes dê um coração obediente, e que eles possam sempre ser humildes, e assim agradar o nosso Jesus. 

Baixar Carta