Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 8 - UMA TROCA ENTRE GÊMEOS

29/03/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Líder você vai precisar de: moedas de 5 e 10 centavos, uma para cada criança (ou de qualquer outro valor), desde que sejam diferentes, e três brindes. Separe as moedas de acordo com os valores e coloque em saquinhos de papel, coloque também os brindes em saquinhos separados. Coloqueos em círculo, e sacuda o saquinho que tem as moedas de menor valor, e diga para eles que ali dentro tem um tesouro.
Pergunte: Vocês querem o tesouro? Espere as respostas, e distribua as moedas de menor valor, uma para cada, deixe que eles conversem sobre o valor da moeda. Depois de alguns minutos faça as seguintes perguntas: Vocês acham que esse tesouro vale muito? Espere as respostas. Depois fale que eles: Vocês podem fazer uma escolha, ficar com essa moeda, ou trocar por outra maior. Espalhe no meio do círculo as moedas de maior valor, e diga: _____ se você quiser pode trocar o seu tesouro agora. Espere para ver se algum deles irá fazer a troca.
Depois diga: Vocês perceberam que moeda menor tem o maior valor? Pois é, na lição de hoje nós vamos aprender que os tesouros que Deus nos dá não devem ser trocados, e nem desperdiçados, porque as consequências serão bem ruins.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Feliz é aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade. Se você for assim, ganhara o suficiente para viver, será feliz e tudo dará certo para você. Salmos 128: 1-2.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Isaque e Rebeca se casaram, mas Rebeca não podia ter filhos. Então seu marido orou por ela, e o Senhor ouviu a sua oração. Rebeca engravidou de Gêmeos, um chamava-se Esaú e o outro Jacó. Esaú era um pouquinho mais velho, porque nasceu primeiro. Nessa época o filho mais velho recebia uma benção especial do pai, e também a maior parte da riqueza da família. Isso se chamava de Direito de Primogenitura, e era um Direito muito valorizado. Como Esaú nasceu primeiro o “direito a primogenitura” era dele, mas o seu irmão gêmeo queria muito esse “Direito”. E os gêmeos cresceram, Esaú era caçador, trabalhava no campo, Jacó trabalhava em casa

Certo dia Esaú chegou do trabalho cansado, e com muita fome, seu irmão estava fazendo um delicioso prato de carne com lentilha, e ele disse: ___ estou com muita fome, me dá um pouco desse cozido maravilhoso!  Respondendo Jacó disse: ____ te dou se você fizer uma troca comigo. Que troca é essa? Perguntou Esaú. È o seguinte: Eu te dou um prato da minha comida, e você me passa o seu ´´direito de primogenitura``. Não acredito que Esaú vai fazer essa troca?!!! Esaú tinha uma escolha a fazer, mas ele estava com muita fome, e para que lhe serviria a Primogenitura no futuro, se ele não tivesse o que comer agora? Por achar que não faria diferença nenhuma em sua vida, Esaú trocou com seu irmão Jacó a sua benção, e o seu direito de primogenitura por um prato de carne com lentilha. 

 
CONCLUSÃO 
 
Por estar com muita fome, Esaú não percebeu a importância da benção e do direito da primogenitura, tempos mais tarde ele se arrependeu muito, e aprendeu que todas as bênçãos, e tudo que o Senhor tem para nós tem muiiiiiiiiito valor. 
 
Agora nós sabemos que existe um tesouro nas bênçãos do Senhor, nós somos vencedores!! Aleluiaaaaaaaaa!!!!!!Líder, ore com eles pedindo ao Senhor que eles possam valorizar o que eles têm, e o que eles são. 

Baixar Carta