Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 9: JOSÉ É VENDIDO POR SEUS IRMÃOS

06/04/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Líder, risque no chão uma linha, amarre os pés dos prés (em duplas). Coloque-os de frente pra linha, e eles terão que ao seu sinal, saltarem juntos até a outra linha final.Ganha aquela dupla que chegar primeiro. Coloque-os em círculo. Pergunte: Gostaram da brincadeira?
Como vocês se sentiram não ganhando?
E pergunte para a dupla vencedora como se sentiram ganhando?
Explique que muita gente sente ciúmes quando alguém ganha alguma coisa.
Dê para cada criança o mesmo brinde que a dupla vencedora, mas explique que na história que vamos aprender hoje não foi isso que aconteceu.

MEMORIZAR VERSÍCULO: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Referência bíblica: capítulos Gênesis 37 à 45.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: História: Lembram da última história, onde os gêmeos Esaú e Jacó fizeram uma troca? Jacó por causa dessa troca teve que ir embora para uma outra cidade. Lá ele se casou com duas mulheres, Léia e Raquel, e elas tiveram dose filhos. Depois, ele voltou para a terra do seu pai em Canaã, com suas famílias. Mas, quando José nasceu Jacó já era velho, por isso, ele se apegou mais a ele do que a seus irmãos, e eles tinham muito ciúmes de José. Jacó mandou fazer uma túnica colorida e muito bonita para José. Quando os seus irmãos viram o presente ficaram muito bravos com seu irmão mais novo.

Os seus irmãos sabiam que José era o filho preferido de Jacó, e por isso odiavam a José, e eram grossos quando falavam com ele. Certa vez José teve um sonho e contou para seus irmãos. Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou em pé, e os fechos de vocês se colocaram em volta do meu e se curvaram diante dele. Seus irmãos riram e ficaram mais bravos ainda com ele. Depois José teve outro sonho e tornou a contar a seus irmãos. Desta vez o sol, a lua, e onze estrelas se curvavam diante de mim. Imaginem como os irmãos de José ficaram bravos ao saberem disso! Um dia os irmãos de José levaram as ovelhas e as cabras de seu pai para pastarem bem longe de casa. Jacó pediu a José que fosse até o local onde seus irmãos estavam, e lhe trouxesse notícias. Como José era obediente a seu pai, ele fez o que ele pediu. Quando José estava próximo do local onde seus irmãos estavam, eles o viram, e começaram a planejar a sua morte. Mas, o seu irmão mais velho Ruben não deixou que fizessem isso. Quando José chegou eles o jogaram num buraco bem fundo, e se sentaram para comer. Enquanto eles comiam, perceberam que vinha uma caravana que ia para o Egito. Então eles resolveram vender José, e assim, ficaram livres do´´ queridinho do papai``. Quando eles chegaram em casa, seu pai estava muito preocupado com o desaparecimento de José. Eles disseram ao pai que haviam encontrado a túnica de José cheia de sangue no caminhou, mas que não sabiam o que tinha acontecido. Jacó ficou muito triste. Quando a caravana chegou no Egito, José foi vendido como escravo para Potifar, o capitão da guarda do palácio. Ele Morava com seu dono, e era muito dedicado no seu trabalho, pois, sabia que Deus estavam sempre com ele.

CONCLUSÃO

Podemos observar que José foi vítima dos ciúmes de seus irmãos. Os ciúmes só trazem problemas como aconteceu na história de José e seus irmãos. Devemos pedir sempre a Jesus que nos ajude a não sermos ciumentos como os irmãos de José.

Líder ore com eles, pedindo a Jesus que lhes deem um coração puro, um coração cheio de amor. E todas as vezes que eles sentirem ciúmes, eles possam orar pedindo ao Senhor que lhes ajude a tirar esse sentimento feio de seus corações.

 

Baixar Carta