Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 2 - FAÇA A SUA ESCOLHA

14/02/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Coloque dentro de saquinhos de papel vários tipos de guloseimas e feche, mas cada saquinho não pode ter as mesmas guloseimas precisam ser diferentes. (Um para cada criança). Antes de começar a contar a história distribua os saquinhos, mas não deixe que eles troquem com o amigo diga a eles que hoje o GCEU começará com eles comendo. Depois que todos comerem coloque os em círculos, e pergunte:

Quantos gostaram do que tinha dentro do seu saquinho?
Quantos preferiam o que tinha no saquinho do amigo?
Quantos gostariam de ter trocado de saquinho com o amigo?
É claro que vocês não podiam ver o que estavam dentro do saquinho, mas muitas vezes nós fazemos escolhas erradas, ou seja, escolhemos aquilo que não é bom ou o que não gostamos, mas daí já é tarde para mudar. A Bíblia conta a história de dois irmãos um deles fez uma escolha errada e sofreu as consequências do erro.

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 4:1-16

MEMORIZAR VERSÍCULO: Jeremias 42:6 - Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem para nós

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: HISTÓRIA: Depois que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, por causa do pecado eles tiveram dois filhos, O primeiro chamou de Caim o segundo de Abel. Como o pecado havia entrado na terra, Deus ordenou que Adão e Eva oferecessem sacrifícios à Ele, como forma de arrependimento e perdão pelos erros que cometeram.

 O tempo foi passando e os irmãos foram crescendo e descobrindo do que gostavam de fazer. Caim era um garoto que gostava de plantar, fica horas mexendo a terra para que ela ficasse fofinha para que quando plantasse as sementes nascessem plantas viçosas e bonitas. Abel era habilidoso com os animais, preocupava- se em colocar comida e água o suficiente para todos eles. Um dia Caim resolveu oferecer à Deus os seus frutos, Abel que era sempre obediente fez conforme Deus ordenou ofereceu uma ovelha. Deus aceitou o sacrifício de Abel, e rejeitou o sacrifício de Caim. Caim ficou tão irritado por Deus não ter aceitado seu sacrifício que resolveu se vingar matando seu irmão Abel. Mais tarde Deus perguntou a Caim:

Caim, onde está seu irmão Abel?
Não sei, respondeu Caim.
Caim reconhece o seu erro, e Deus mesmo o amando muito precisou corrigi- lo. Determinou que ele fosse para um lugar bem distante, na região de Node. Muitas vezes nós também acabamos fazendo escolhas erradas, e acabamos colhendo consequências não muito boas por termos escolhido fazer coisas más. Porém Deus sempre nos ajuda. Basta que peçamos a Ele que nos ajude todos os dias a sermos obedientes.

CONCLUSÃO: Devemos sempre obedecer à Deus e a sua palavra (Bíblia), obedecer aos nossos pais, tios, professores, as leis do nosso país, o nosso pastor e vários outros. Não devemos desobedecer, porque se desobedecermos estamos fazendo a escolha errada, e mesmo Deus nos amando muito Ele vai nos corrigir.
Líder, ore com eles pedindo à Deus que eles façam sempre a escolha certa, e tenham um coração obediente.

Baixar Carta