Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 10 - DEVEMOS PERDOAR SEMPRE

12/04/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Brincando de lanchonete.
Líder, recorte várias figuras de pizzas, hambúrgueres, sanduíches, sucos, refrigerantes, Escolha um para ser o garçom.
Cada criança deverá pedir o que quer comer, e o garçom irá servi-la, entregando a figura daquilo que ela pediu. No final da brincadeira sirva algo de verdade (pipoca com suco).
Coloque-as em círculo e pergunte de gostaram da dinâmica.
Diga que a história bíblica de hoje fala de algumas pessoas que estavam passando fome, e acabaram se perdoando e fazendo as pazes.

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 41/42/45.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Pois tu, Senhor, és bom e perdoador, é grandioso em bondade para com aqueles que oram a ti.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: HISTÓRIA: José trabalhou na casa do Potifar, capitão da guarda do palácio por muitos anos. O Senhor estava com ele, e tudo ia muito bem. Mas, certo dia ele foi preso por algo que não fez. Mesmo na prisão José sabia que Deus estava com ele.

Dois anos depois da sua prisão, O rei do Egito teve um sonho esquisito e chamou a José para dizer qual era a interpretação do sonho. Deus o ajudou, e ele interpretou direitinho, e também disse qual era o significado. O rei sonhou que estava de pé na beira do rio Nilo. E saíram do rio sete vacas gordas e bonitas, e vieram outras sete vacas magras e feias, e comeram as vacas gordas e bonitas. José disse: ____ isso significa que haverá sete anos de muuuuuuuito alimento em todo o Egito, e tudo o que for plantado dará muitos frutos e grãos. Depois destes sete anos de Muuuuuito alimento, haverá sete anos de fome. E a fome será tão terrível, que ninguém vai se lembrar do tempo em que houve muito alimento. Por isso, o Senhor deverá estocar, guardar alimentos para os sete anos de fome. O rei do Egito ficou agradecido a José que o libertou da prisão e lhe deu o cargo de governador do Egito. Durante os sete anos de fome só o Egito tinha alimento, e por esse motivo, os irmãos de José que havia lhe vendido com escravo tiveram que ir até lá para comprar comida. Sabe de quem eles foram comprar a comida que precisavam? Isso!, do Governador, que era seu irmão. E José reconheceu seus irmãos. Depois de vender para eles todo o alimento que eles precisavam, José não aguentou mais, e disse chorando: ____ eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam com escravo. E meu pai ainda está vivo? Como ele está?, Estou com muita saudade dele. Os irmãos de José ficaram espantados, não estavam acreditando que o governador do Egito era o irmão de quem eles tinham ciúmes, e o venderam como escravo. Como pode ser isso? José tinha motivos para estar aborrecido e triste com seus irmãos, mas não estava. Agora ele sabia que Deus havia planejado tudo, para que não faltasse alimento no Egito e nem para a sua família. Ele perdoou os seus irmãos pelo o que haviam feito com ele, e também foi muito bondoso com eles. 

Nós devemos ser como José, perdoar e sermos bondosos com todos, até mesmo com as pessoas que não nos tratam bem.  
José foi fiel e Deus o abençoou. 
Você gostaria de perdoar as pessoas que te aborreceram, e assim, ser abençoado por Deus? 
Líder faça essa oração: __ Senhor, nós queremos perdoar todas as pessoas que nos fizeram mal, que nos aborreceram, que nos entristeceram. Queremos que tu Senhor, aquebrante os nossos corações para podermos perdoar sempre, e que sejamos bondosos com todas as pessoas. Amém!! 

Baixar Carta