Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 11 - UM GRANDE PLANO

18/04/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Quebra gelo: Risque dois caminhos no chão com giz, e coloque alguns obstáculos. Forme duas duplas. Em cada dupla um é vendado e o outro é o que conduzirá pelo caminho, sempre lhe avisando sobre os obstáculos a sua frente para que ele tome cuidado. Ao final do caminho inverta, o que estava vendado conduzirá, e o que estava conduzindo é vendado e refaça o mesmo caminho. Coloque-os em círculo e pergunte:
Como se sentiu conduzindo? E como foi ser conduzido? Espere as respostas. Depois diga que devemos confiar e nos entregar nas mãos de Deus porque ele cuida de nós.

PASSAGEM BÍBLICA: Êxodo cap.1,2,3.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará. Salmos 37: 5.

A história bíblica de hoje fala de um homem que confiou em Deus, e ele o protegeu e cuidou dele desde o nascimento.

Depois de José ter perdoado os seus irmãos toda a sua família veio morar com ele no Egito. E Faraó (Faraó significa o mesmo que rei) que o havia colocado como Governador, ficou feliz por ver José com todos os seus familiares juntos. Depois de muitos anos Faraó morreu, e colocaram outro em seu lugar. Esse novo Faraó ficou muito assustado ao ficar sabendo do grande número de pessoas do povo de Israel que moravam ali e então, começou a tratá-los como escravos, e fazia com que eles trabalhassem muito, em trabalhos difíceis e pesados. Mas o povo de Israel continuou crescendo, e foi perseguido ao ponto de Faraó mandar matar todos os meninos que nascessem. E foi nessa época que nasceu um lindo bebê, e ele era especial. Sua mãe o escondeu por três meses para que ele não fosse morto pelos soldados de Faraó. Passados os três meses sua mãe pegou um cesto forrou bem e o colocou lá dentro, e pôs perto do rio. Nesse dia a filha de Faraó estava tomando banho no rio, e encontrou o cesto. Ao abrí- lo ela viu aquele lindo bebê chorando, e se apaixonou por ele. A irmãzinha de Moisés estava observando tudo de longe, e ao ver que a filha de Faraó decidiu ficar com o bebê, se aproximou e com muito jeito, perguntou se ela queria uma babá para cuidar dele. A filha de Faraó disse que sim, e ela correu para buscar sua mãe que não contou quem era. Assim ela pode ver seu filho crescer. O bebê cresceu, e sua mãe o levou para a filha de Faraó, que lhe deu o nome de Moisés, que significa tirado das águas. Moisés cresceu, foi criado como um príncipe. Depois de alguns anos, Moisés já não morava mais no palácio, ele se casou e cuidava do rebanho do seu sogro. Certa vez ele levou o rebanho para pastar no monte chamado Horebe, e lá ele viu um pequeno arbusto em chama, mas esse fogo não queimava o arbusto. Moisés ficou observando intrigado, e de repente, ele ouviu uma voz que chamava: __ Moisés, Moisés! Era Deus falando com ele. Deus disse a Moisés que estava atento ao sofrimento e ao clamor do seu povo que era escravo no Egito, e que havia decidido libertá-los, e levá-los para uma terra muito boa e grande. Eu te escolhi para ser o líder que vai tirar o meu povo do Egito. Moisés ficou muito preocupado e disse: ___ quem sou eu Senhor, para falar com o poderoso Faraó? Deus contou para ele o seu grande plano para libertar o seu povo da escravidão.

CONCLUSÃO

Deus cuidou de Moisés desde bebê, porque ele tinha um plano na vida dele. E ele faz assim conosco também, ele cuida de nossas vidas e nos protege. Ele está guiando as nossas vidas para o plano que ele tem para nós.

Líder, ore para que Deus cuide e os proteja, para que assim o plano da salvação se cumpra na vida deles.

Baixar Carta