Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 15 - UMA GRANDE AMIZADE

16/05/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Líder faça faixas com os presentes que Jônatas deu a Davi. E em cada faixa estará escrito uma qualidade de um amigo. Exemplo: Capa (amor), Arco (bondade), Cinto (respeito), espada (lealdade). Escolha quatro pré adolescentes para entregarem as faixas e falarem a qualidade de um verdadeiro amigo e, assim, sucessivamente até o último receber. Na história de hoje vamos conhecer dois amigos que se amavam muito e se ajudavam nos momentos difíceis.

PASSAGEM BÍBLICA: I Samuel caps. 18 e 20

MEMORIZAR VERSÍCULO: Em todo tempo ama o amigo, e na angustia nasce o irmão

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: OBJETIVO: Entender que Deus espera que sejamos bons amigos. Reconhecer que Jesus quer ser nosso melhor amigo.

HISTORIA: Davi e Saul terminaram de conversar, Jônatas sentiu uma grande amizade por Davi e veio a amá- lo como a si mesmo. Daquele dia em diante o rei Saul levou Davi para a sua casa e não deixou que ele voltasse para a casa de seus pais. Jônatas e Davi fizeram um juramento de amizade, porque Jônatas tinha grande amor por Davi seu amigo. Jônatas presenteou seu amigo com sua capa, com sua túnica, com sua espada, com seu arco, e seu cinto. Jônatas só não entendia o porquê seu pai o rei saul não gostava de Davi. Sempre que podiam se encontravam para conversar. Davi era um grande companheiro. Um dia, Davi falou para seu amigo que seu pai o estava procurando e achava que era para lhe matar. Então eles combinaram um plano. No dia seguinte haveria um jantar no palácio real. Davi era convidado e deveria se assentar próximo ao rei bem ao lado de seu amigo Jônatas. Dessa vez, Davi não iria. E se o rei perguntasse o porquê Davi não estava ali, Jônatas deveria dizer que ele estava visitando uns parentes. Se o rei ficasse bravo, é porque queria matar Davi, se ficasse alegre, é porque não queria. Eles deveriam se encontrar num lugar secreto três dias depois do jantar. Se Jônatas falasse para seu escravo que as flechas estavam ao lado, Davi saberia que o rei não estava bravo, mas se falasse que as flechas estavam na frente dele, saberia que estava em perigo. No dia do jantar quando o rei chegou e viu que Davi não estava perguntou:

Onde está Davi?

Jônatas respondeu conforme havia combinado que Davi estava visitando sua família. O rei ficou tão bravo, mas tão bravo que jogou sua lança contra Jônatas, seu próprio filho. Ele errou e Jônatas saiu correndo! Depois de três dias, ele foi onde Davi estava escondido e fez o que haviam combinado. Quando Davi apareceu, eles se abraçaram e choraram. Sabiam que Davi teria que morar num lugar bem longe onde nunca mais se vissem. Eles prometeram ser amigos, mesmo estando longe.

CONCLUSÃO:

Você tem amigos?
Gosta deles? 
Você sabia que Jesus é nosso maior e melhor amigo?
Ele está sempre do nosso lado para nos proteger, e cuidar de nós. Nos conhece pelo nome e morreu na cruz porque nos ama!
Você quer ser amigo (a) de Jesus? 

Líder, ore pedindo a Jesus que entre Ele e seus novos amigos possa haver uma grande amizade e um grande amor.

Baixar Carta