Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 16 - O PEQUENO GRANDE CORAJOSO

24/05/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Acertando o alvo! Líder, pegue a imagem do alvo, fixe em um lugar à onde os prés possam atirar os dardos. Fale para eles que o objetivo da dinâmica é acertar o centro do alvo. Ganha quem acertá-lo. Tenha sempre um brinde preparado para o vencedor.

PASSAGEM BÍBLICA: I Samuel cap. 17

MEMORIZAR VERSÍCULO: “O Senhor os ajuda e os livra, porque eles procuram a sua proteção, ele os salva dos maus”. Salmos 37:40

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Objetivo: Reconhecer que Deus está perto de nós em todos os momentos e, que ele espera que sejamos corajosos.

HISTÓRIA: O rei Saul e o povo de Israel viviam em guerra com seus antigos inimigos, os filisteus. Os filisteus tinham em seu exército um soldado guerreiro muito alto e muito forte e destemido. Seu escudo parecia uma porta, usava uma couraça enorme e um capacete de bronze. Ele andava de um lado para o outro na frente dos soldados de Israel com uma grande lança e uma espada, sempre gritando: Quem tem coragem de lutar comigo!!! Quando o jovem Davi chegou no campo de batalha, ele não acreditou no que viu. Os capitães, os comandantes e, os soldados estavam com medo e fugiram. O que estava acontecendo? Não demorou e descobriu que eles estavam com medo de um gigante filisteu chamado Golias. Ele ficava zombando dos soldados de Israel e dizia que ninguém podia derrotá-lo. Davi tomado de uma grande coragem decidiu enfrentar o gigante. Falou com seus irmãos mais velhos que faziam parte do exército Israelita e, eles não concordaram. Depois de Davi ter tentado convencer os soldados, ele resolveu falar com o Rei Saul. O rei não queria deixar Davi enfrentar Golias, mas ele insistiu muito e o rei acabou deixando ele ir. Pediu para ele colocar a sua armadura de guerra. Davi colocou, mas não conseguia se mexer, porque a armadura era grande e pesada. Ele tirou a armadura, pegou o seu cajado foi até um rio e, pegou cinco pedras colocou no seu alforje (uma sacolinha). E lá foi Davi enfrentar o gigante Golias. Quando Golias viu a Davi, começou a zombar dele porque ele era muito jovem e bonito. Então ele disse a Davi: Para que é esse cajado? Você pensa que eu sou algum cachorro? Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem.

Davi falou: Você quer lutar com espada, com lança, e com escudo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel. Golias continuava a zombar dele. Então ele pegou uma pedra colocou na sua funda e lançou contra Golias. A pedra entrou na testa dele, e ele caiu de cara no chão. 

CONCLUSÃO:

Davi sabia que Deus estava com ele em todos os momentos, o protegendo e o livrando de todo o mal. Por isso, ele não teve medo de enfrentar o soldado gigante, forte e destemido.

E você tem medo de alguma coisa?

Assim como Davi, você também pode pedir a Deus para te ajudar a enfrentar os seus medos, Porque com Deus nós somos mais que vencedores!

Líder, ore com eles agradecendo a Deus pelos livramentos que ele nos tem dado, e por aqueles que nem ficamos sabendo. Pedindo ao Senhor Jesus que ajude a sermos mais corajosos para enfrentarmos os nossos medos.

Líder, ore pedindo a Jesus que entre Ele e seus novos amigos possa haver uma grande amizade e um grande amor.

Baixar Carta