Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

COMO TUDO FOI CRIADO 17 - FAÇA A COISA CERTA

31/05/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Pescaria___ Monte sua pescaria, e não se esqueça que cada peixe deverá ter um prêmio escrito nele. Aquele que conseguir pescar ganha o prêmio. Cada um terá somente três tentativas para pescar um dos peixes premiado. Coloque-os em círculo e pergunte se eles gostaram da pescaria. Pergunte se foi fácil pescar um peixe. Depois diga-lhes que na história bíblica de hoje não conta de um pescador que pescou um peixe, mas de um homem que foi pescado por um peixe.

PASSAGEM BÍBLICA: Eu sou o Senhor, o Deus eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos. Êxodo 34:6.

Referências bíblicas: Jonas caps. 1,2,3,4.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Objetivo: Reconhecer que Deus quer nos usar para que salvemos outras pessoas, e entender que devemos ser obedientes e corajosos.

HISTORIA: Muitos e muitos anos atrás, os assírios estavam sempre atacando os israelitas. Então, um dia, Deus mandou que o profeta Jonas fosse a cidade de Nínive, capital da Assíria, e pregasse a sua mensagem. A mensagem era: Arrependam- se dos seus pecados e voltem para Deus, porque se não se arrependerem vocês serão destruídos!  Jonas recusou. Pegou um navio que estava indo em direção contrária a cidade de Nínive. Na verdade Jonas estava com medo. Todas as pessoas sabiam que os ninivitas eram maus e cruéis. Jonas entrou no navio que estava indo para Társis e foi dormir no porão onde ninguém o acharia. Enquanto Jonas dormia tranquilo, um forte vento começou a deixar o mar agitado. Era uma forte tempestade. As pessoas começaram a ficar com muito medo e gritavam por socorro porque o navio estava a ponto de se partir ao meio. Jonas continuava dormindo tranquilamente no porão. Como a tempestade não passava os marinheiros resolveram esvaziar o porão do navio para que ele pudesse flutuar mais facilmente. Quando eles estavam retirando o que estava no porão, encontraram Jonas dormindo. Acordaram e contaram a ele o que estava acontecendo. Jonas sabia que tudo aquilo estava acontecendo porque ele estava fugindo de Deus. Jonas pediu para os marinheiros não terem medo e o jogar no mar para que a tempestade passasse. Eles não queriam fazer isso, mas Jonas insistiu e eles o jogaram no mar. Jonas estava tentando nadar, mas percebeu que tinha algo errado, parecia que não estava mais no mar... Um grande peixe engoliu Jonas, e ele ficou lá durante três dias e três noites. Durante esse tempo que ficou na barriga do grande peixe ele se arrependeu de ter desobedecido a Deus, confessou o seu pecado, pediu perdão a ele. Jonas orou pedindo a Deus que o ajudasse. No final do terceiro dia o grande peixe vomitou Jonas perto da praia de Nínive. Jonas aprendeu a lição. Ele fez o que Deus o havia mandado, foi até Nínive falou para o povo o que Deus queria. Os ninivitas se arrependeram e Deus não destruiu a cidade.

CONCLUSÃO

O que você faz quando alguém lhe dá uma ordem, você cumpre ou você foge?

Você tem coragem de fazer a coisa certa?

Jesus disse: ______ Ide por todo o mundo e pregue o evangelho a toda criatura; aquele que crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Devemos ser obedientes e cumprir a ordem que Jesus nos deu, pregar a sua mensagem a todas as pessoas. Se você não tem coragem de fazer o que ele te mandou, ore peça a ele que te ajude a ser corajoso e obediente. O Senhor é misericordioso, e está sempre pronto a te ajudar. 

Líder, ore com eles pedindo ao Senhor para que eles possam ter coragem e serem obedientes a sua ordem.

Baixar Carta