Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 2 - RECUSANDO A COMIDA DO REI

21/06/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Mostre para os prés uma ratoeira armada com isca, pronta para ser acionada. Use um palito para acionar a ratoeira. Pergunte para eles o que o rato faria se soubesse que tocar na isca é morte certa. Satanás usa \"iscas\" para tentar nos fazer desobedecer a Palavra de Sabedoria de Deus a Bíblia.
Líder, ajude-os a compreender que dar ouvidos à propaganda de coisas aparentemente desejáveis ou a pressão dos colegas para fazerem o que é errado, é comparado a tocar na isca da ratoeira.

PASSAGEM BÍBLICA: Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês. Romanos 13:14.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: OBJETIVO: Levá-los a compreender que a coragem e a obediência à Palavra de Deus traz bênçãos materiais e espirituais.

HISTÓRIA: Nabucodonosor era um rei muito rico e famoso por suas conquistas nas batalhas. Nabucodonosor atacou Jerusalém com seus exércitos e o Senhor lhe deu a vitória. Antes de voltar para a Babilônia ele mandou o chefe do pessoal do serviço do palácio real, que selecionasse alguns dos jovens judeus trazidos como escravos, jovens da linhagem real, para lhes ensinar a língua dos caldeus e a sua cultura. Jovens fortes, saudáveis, de boa aparência, e muito inteligentes para viverem no palácio. Quando chegou à Babilônia, Daniel e alguns de seus amigos foram escolhidos para estudarem na academia real. Eles deveriam morar no palácio, onde deveriam comer da mesma comida que o rei, isso durante três anos, e no final desse período de preparação eles fossem os conselheiros do rei. Porém, Daniel e seus amigos, Hananias, Misael e Azarias, decidiram não comer da mesma comida do rei, e assim não se contaminarem. Eles decidiram ter uma alimentação saudável para que fossem mais inteligentes, fortes e não ficassem doentes. Na mesa do rei tinha muitos alimentos que eles não comiam. Daniel pediu a seu chefe para lhes dar uma alimentação diferente da que era servida para o rei. O chefe não acreditou no que ouviu. - O que? Vocês querem que o rei me mande embora? - Daniel lhe pediu para lhes servirem frutas, legumes, e água por dez dias no lugar da comida e da bebida do rei. E, no final dos dez dias eles fariam provas de que estavam mais fortes e mais inteligentes do que os jovens que estavam se alimentando da comida do rei. O rei chamou a Daniel e seus amigos, e os jovens mais inteligentes para fazerem as provas que havia preparado. Daniel e seus amigos responderam todas as perguntas. Que maravilha! Até mesmo os professores não eram tão inteligentes quantos eles. Eles eram, dez vezes mais sábios que os outros. Nós também podemos nos tornar sábios e inteligentes como Daniel e seus amigos, que mesmo estando longe de seu país, e sendo escravos do rei não se entregaram a tristeza, mas continuaram a crescer na graça e no conhecimento e se tornaram conselheiros do rei. Você também pode ser como Daniel e seus amigos, basta seguir os ensinamentos e os conselhos de Jesus quanto a nossa maneira de viver. Não se contamine com as coisas desse mundo, saiba que nós somos cidadãos do céu.

CONCLUSÃO
Quem o rei quis que fosse morar com ele no palácio?
R: Jovens da linhagem real


Quais eram as qualidades dos jovens?
R:Jovens fortes, saudáveis, bonitos, e muito inteligentes e sábios.

O alimento que o rei queria que Daniel e seus amigos comessem era proibido pela lei do Senhor, hoje nós também temos um alimento dado pelo Senhor que é a sua Palavra. Seja forte e obediente não se alimente com outro tipo de alimento. Seja como Daniel e seus amigos, e você será abençoado por Deus.
Líder, ore com eles pedindo ao Senhor que os ajude a serem corajosos e obedientes a sua Palavra e seus ensinamentos.    

 

Baixar Carta