Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 2 - UM GRANDE FORNO

05/07/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Coloque vários obstáculos no meio da sala. Escolha um pré-adolescente. Diga que ele (a) terá que atravessar a sala com os olhos vendados, sem tropeçar nos obstáculos. Com certeza ele vai achar que é difícil. Mas diga, que ele não irá sozinho porque você o ajudará a se desviar deles, segurando a sua mão. Depois de todo o trajeto feito coloque-os em círculo e pergunte:

É fácil caminhar sem enxergar? É preciso confiar na pessoa que nos segura pela mão e confiar no que ela manda, não é mesmo?

Na nossa história bíblica de hoje vamos conhecer três jovens que precisaram confiar que Deus estava com eles numa situação apavorante.

PASSAGEM BÍBLICA: Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão. Romanos 13:3b

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: HISTÓRIA: Hananias, Misael e Azarias ao chegarem na Babilônia por costume da época receberam outros nomes, Sadraque, Mesaque e Abdenego. Eles eram jovens que desde pequenos aprenderam a amar e a obedecer a Deus. Um dia o rei da Babilônia Nabucodonosor, mandou construir uma estátua que media vinte sete metros de altura e dois metros e setenta de largura, e parecida com ele. Quando as pessoas do reino ouvissem os instrumentos musicais tocarem deveriam se ajoelhar e adorar a estátua por alguns minutos.

Quem não cumprisse a ordem do rei seria jogado vivo na mesma hora na fornalha acesa. Sadraque, Mesaque e Abdenego sabiam que isso não agradaria a Deus, quando os instrumentos soaram todos se ajoelharam diante da estátua, porém eles permaneceram em pé mesmo sabendo que receberiam o castigo. Quando o rei ficou sabendo que os três jovens desobedeceram a sua ordem ele ficou furioso. Sabe o que ele fez? O rei mandou aquecer a fornalha sete vezes mais. Os homens encarregados de esquentar a fornalha quase não conseguiam chegar perto da abertura de tão quente que estava. Depois mandou que os seus soldados amarrassem os três jovens e os jogassem na fornalha. Ela estava tão quente que os soldados que os jogaram dentro da fornalha foram completamente queimados. O rei Nabucodonosor estava assistindo à execução dos jovens, quando de repente se levantou muito espantado, e perguntou: - Não foram três os jovens que amarramos e jogamos na fornalha? - Como é, então, que estou vendo quatro homens soltos e andando dentro da fornalha? Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. O rei mandou que eles saíssem de dentro da fornalha, e todas as autoridades que estavam presentes viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles, e nem cheiravam a fumaça, nem seus cabelos haviam chamuscado e suas roupas estavam intactas. O rei gritou:
QUE O DEUS de Sadraque, Mesaque e Abdenego SEJA LOUVADO!!

CONCLUSÃO
Sadraque, Mesaque e Abdenego eram jovens fiéis a Deus, e obedientes aos seus mandamentos. Assim como um anjo foi enviado para salvá-los, Deus pode enviar, não apenas um, mas muitos anjos para que em momentos difíceis nós não nos sintamos desamparados e sozinhos. Precisamos sempre ser obedientes aos nossos pais e a Deus, e assim, não temos o que temer.
Líder, ore com eles pedindo ao Senhor Jesus que os ajude a confiar que Deus está caminhando ao nosso lado, e nos levando pela mão, e assim ficarmos tranquilos, mesmo quando não enxergamos o que vem pela frente.

 

Baixar Carta