Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 5 - AS MURALHAS DE JERICÓ

18/07/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Líder, você pode fazer o jogo de boliche ou a dança das cadeiras. Lembre-se que o vencedor deverá receber um prêmio, (simples). Logo após, coloque-os em círculo e pergunte se eles gostaram da brincadeira, e ao vencedor se foi fácil vencer. Depois diga, que na história bíblica de hoje eles irão conhecer um povo que conquistou uma cidade fortemente protegida sem lutar e de maneira muito fácil.

PASSAGEM BÍBLICA: Não tenha medo. Eu o protegerei de todo o perigo e lhe darei uma grande recompensa. Gênesis 15:1b.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Referências bíblicas: Josué cap.6.

LOUVOR: Vem com Josué lutar em Jericó.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: OBJETIVO: Entender que Deus espera que sejamos obedientes e que confiemos inteiramente nele. HISTORIA: Depois que Moisés morreu, Deus escolheu um novo líder para o povo de Israel. Esse líder deveria levar o povo para a Terra Prometida. Quando Josué soube que ele seria o novo líder, ficou com medo, pois sabia que seria muita responsabilidade guiar o povo até a terra prometida.

OBJETIVO: Entender que Deus espera que sejamos obedientes e que confiemos inteiramente nele.
HISTORIA: Depois que Moisés morreu, Deus escolheu um novo líder para o povo de Israel. Esse líder deveria levar o povo para a Terra Prometida. Quando Josué soube que ele seria o novo líder, ficou com medo, pois sabia que seria muita responsabilidade guiar o povo até a terra prometida. O povo disse a Josué para não ficar com medo. Pediram para ele se esforçar e ter bom ânimo, pois da mesma maneira que seguiram as ordens de Moisés, seguiriam as dele também. Josué e o vpovo israelita estavam acampados próximos a cidade de Jericó. Deus disse a Josué: Eu estou entregando a você a cidade de Jericó. Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias. Na frente da Arca da Aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro e depois os soldados. Josué fez tudo como Deus mandou. Marchou uma vez em volta da cidade no primeiro dia. Os soldados que estavam nos muros da cidade de Jericó estavam esperando serem atacados para reagirem, mas isso não aconteceu. Eles acharam estranho. No dia seguinte, fizeram novamente. E assim aconteceu por seis dias. Os soldados de Jericó já estavam achando que o povo de Israel era meio maluco, vinham marchavam e iam embora. Porém no sétimo dia, conforme a ordem de Deus, eles marcharam em volta da cidade sete vezes. Quando completaram a sétima volta os sacerdotes tocaram as buzinas e todo o povo gritou e os muros da cidade de Jericó começaram a trincar e as rachaduras foram aumentando e os muros caíram. Não sobrou nenhum tijolo inteiro nos muros. Dessa maneira, o povo israelita conseguiu derrotar o exército da cidade de Jericó com muita facilidade
O que você acha que teria acontecido se os sacerdotes tivessem tocado as buzinas e o povo já tivesse gritado já no primeiro dia? Espere as respostas, e depois conclua.

CONCLUSÃO
Ruir os muros da cidade de Jericó somente com o som das trombetas e dos gritos do povo, também foi um milagre de Deus. Mas, ele pode fazer muitos outros milagres. Aliás, Deus pode fazer qualquer milagre para ajudá-los. A estratégia de Deus, incluía esperar, caminhar e não falar, era um teste de obediência e confiança deles no Senhor. A obediência e a confiança fazem a diferença, você pode vencer o mal, mas para que você o vença deve seguir o que Deus ordena em sua palavra, ter a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Líder, pergunte se alguém quer receber a jesus como seu Senhor e Salvador.

 

Baixar Carta