Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 6 - FAZENDO PROVA COM DEUS

25/07/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Você sabe brincar de duro ou mole? Leve os pré-adolescentes para o quintal. Escolha um para ser o que vai pegar os outros. Todos os participantes saem correndo enquanto o escolhido, ao tocar em um, diz: Duro! E o que foi tocado precisa ficar parado como estátua. Os demais precisam tentar tocá-lo. Ao tocá-lo dirá: Mole! E ele volta a brincar. A brincadeira acaba quando a maioria dos participantes virarem estátua. Coloque-os em círculo e pergunte:
Se elas gostaram da brincadeira.
Se alguém não segue as regras, daria para continuar brincando?
É legal quando alguém estraga a brincadeira?

PASSAGEM BÍBLICA: Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. Provérbios 16:1
Referências bíblicas: Juízes 6.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Depois que Josué morreu o povo israelita começou a pecar e a desobedecer a Deus. Porém, Deus os amava tanto que lhes deu outro líder. Gideão era o seu nome. Ele era um homem bom, fiel e obediente. Um anjo apareceu para ele e disse: - Você é corajoso, e o Senhor está com você!

OBJETIVO: Entender que Deus espera que sejamos conforme ele nos manda.
Reconhecer que Deus nos indica o que devemos fazer.

HISTÓRIA: Depois que Josué morreu o povo israelita começou a pecar e a desobedecer a Deus. Porém, Deus os amava tanto que lhes deu outro líder. Gideão era o seu nome. Ele era um homem bom, fiel e obediente. Um anjo apareceu para ele e disse: - Você é corajoso, e o Senhor está com você!
Gideão respondeu: - Se tu estas contente comigo, então dá-me uma prova de que és tu mesmo que estais falando. Porque, como posso libertar o povo de Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manasses, e eu sou a pessoa menos importante da minha família. Senhor, se é realmente para eu ser o líder do povo de Israel, prove. Vou colocar um pedaço de lã na grama amanhã, e bem cedo virei aqui para ver, se a lã estiver molhada e a terra seca, saberei que essa é a Sua vontade. Levantou-se bem cedo e foi ver como estava a lã. A lã estava encharcada e a terra seca. Gideão ficou com dúvidas, será que foi o orvalho que molhou a lã? Mas, a terra estava seca. Pediu novamente, que Deus dissesse a Sua vontade a ele. Senhor, eu vou deixar novamente a lã aqui, se amanhã, pela manhã, a lã estiver bem seca e a terra bem molhada, terei certeza que devo ser o novo líder do povo de Israel. Conforme Gideão pediu aconteceu. Ele agradeceu a Deus por ter ouvido a sua oração, e tornou-se um grande líder. Deus também pode fazer de você um grande líder. Basta você confiar e obedecer ao que ele pede. Deus ainda fala diretamente conosco, como fez com Gideão. Ele fala através do seu livro, a bíblia. Nela podemos ler e aprender como Deus quer que sejamos, assim podemos nos tornarmos grandes homens e mulheres.

CONCLUSÃO:

Você está disposto a fazer o que Deus quer que você faça?
Gideão resolveu fazer o que Deus queria. Deus tem um plano para a vida das pessoas. Quando as pessoas não seguem o plano de Deus para suas vidas, ela pode ser sem graça. Deus espera que sejamos conforme ele manda.
Líder ore com eles pedindo ao Senhor que os ajude a fazer sempre e somente a sua vontade.

 

Baixar Carta