Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 11 - O MAR SE ABRIU!

30/08/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Coloque dois participantes segurando uma corda grande ou um lençol, cada um em uma das pontas. Coloque os outros em duas filas de frente para a corda. Bata corda, se for o lençol agite-o. Cada grupo só deve passar quando você der a ordem para parar de bater ou agitar. Ora pare em cima, ora pare em baixo. Recomece a bater ou agitar o lençol após a passagem do primeiro grupo. Pare novamente para o outro grupo passar, etc. Após o término coloque-os em círculo e pergunte se gostaram da brincadeira. Explique que a corda representava as ondas do mar, ora lá em cima, ora lá em baixo. Diga-lhes que a história bíblica de hoje conta do dia em que uma multidão teve que atravessar rapidinho o mar, quando as ondas altas pararam.

PASSAGEM BÍBLICA: Ele protege a vida dos que são fiéis a ele, mas deixa que os maus desapareçam na escuridão, pois ninguém vence pelas suas próprias forças. I Samuel 2:9
Referências bíblicas: Êxodo 14:15-31

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: HISTORIA: Deus mandou que Moisés retirasse o povo de Israel do Egito, pois eles eram escravos e estavam sofrendo muito. Isso não era uma tarefa fácil, pois os egípcios precisavam dos israelitas como escravos.

Depois de várias tentativas e que ele conseguiu sair com o povo de Israel do Egito. Os egípcios ficaram muito bravos, pois além de ficarem sem os escravos, também foram castigados com várias pragas. Moisés começou a viagem com uma grande multidão. As famílias eram grandes e levavam consigo o gado que possuíam. Eles demorariam muitos dias, pois entre eles haviam muitas crianças e idosos. Eles atravessariam o deserto. Deus colocou uma nuvem durante o dia para que eles não tivessem problemas com o sol e a mesma nuvem brilhava a noite, e assim eles teriam iluminação durante a noite. O povo estava caminhando quando percebeu que, vinham soldados egípcios para leva-los novamente para o Egito. Eles ficaram com muito medo, porque na frente estava o mar Vermelho e tinha montanhas impossíveis de se escalar. Moisés conversou com Deus e Ele lhe disse: - Levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. O grande mar começou a se dividir, e formou um caminho totalmente seco bem no meio dele. Os israelitas começaram a atravessar por esse caminho o mais rápido possível. Somente depois que todos os israelitas passaram é que o mar voltou a ficar como era. Deus livrou o povo israelita dos soldados egípcios. 

CONCLUSÃO
Deus enviou socorro para os israelitas abrindo o mar Vermelho, e Ele também nos enviou socorro enviando seu único filho Jesus. Ele nos indica um caminho seguro através da sua palavra (bíblia) para seguirmos.
Você está disposto a seguir por esse caminho seguro?

Líder ore com eles pedindo ao senhor Jesus que os ajudem a ler a bíblia e a seguir pelo caminho seguro que Ela nos manda.

 

Baixar Carta