Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 12 - COMO E BOM AMAR A FAMÍLIA!

06/09/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: A Dinâmica é Segue o Mestre ou Sombra. Para o Segue o Mestre, faça uma fila indiana. O pré-adolescente que vai à frente é o Mestre. Onde ele for, todos os demais devem segui- lo. Ele deve andar por vários lugares da casa. Para a Sombra, você deve separar dois grupos. Um grupo faz gestos, anda, para, conversa, etc. e o outro grupo para imitar todos os gestos que ele faça. Coloque-os em círculo e pergunte se gostaram da dinâmica. Diga-lhes que nós sempre imitamos as pessoas. Quando temos bons amigos fazemos coisas boas. Quando temos maus amigos fazemos coisas más. Por isso precisamos escolher bem a quem vamos seguir. Fale para eles que a história bíblica de hoje conta de duas jovens que tiveram que escolher a quem queriam escolher.

PASSAGEM BÍBLICA: O seu Deus será o meu Deus. Rute 1:16
Referência Bíblica: Rute cap. 1,2,3 e 4.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Elimeleque com sua mulher Noemi, e os seus dois filhos Malom e Quiliom, saíram de Judá e foram para a cidade de Moabe. Lá o marido de Noemi morreu, e ela ficou com seus dois filhos que se casaram com mulheres moabitas, Orfa e Rute.

Quando estava fazendo dez anos que estavam morando ali, Malom, e Quiliom também morreram. Noemi, Rute e Orfa agora estavam sozinhas. Noemi se reuniu com suas noras e disse que gostaria de voltar para Judá, junto do restante da sua família. Elas saíram a fim de voltar para Judá, mas no caminho Noemi disse as suas noras que voltassem para a casa de seus pais. Rute e Orfa não quiseram voltar, disseram: Não, não voltaremos! Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.

Porém Noemi continuou insistindo. Orfa então resolveu voltar para a casa de seus pais. Se despediu de sua sogra com um beijo e de Rute e foi embora chorando. Mas Rute ficou. Noemi insistiu com ela para também voltasse para os seus pais, assim com a sua cunhada Orfa.

Rute respondeu: - Não me proíbas de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus. Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela para Judá, não disse mais nada. Elas continuaram a viagem. Quando elas chegaram todos ficaram muito felizes. Rute continuou morando com Noemi até se casar novamente. Rute foi mãe de Obede, que foi avô do rei Davi.

CONCLUSÃO

Rute seguiu sua sogra Noemi porque ela era uma pessoa muito bondosa.
E você segue a quem?
Quais são os exemplos que você quer imitar?
Será que você pode dizer que está seguindo pessoas que amam e servem a Deus?
Jesus quer que sejamos bondosos com as pessoas assim como Noemi foi com Rute para que elas sintam o desejo de conhecer o nosso Deus.
Líder ore com eles pedindo a Deus que possamos mostrar Jesus as pessoas com a nossa maneira de agir, de falar, com a nossa bondade. 

Baixar Carta