Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 13 - UMA RAINHA INTELIGENTE

13/09/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Escolha um menino e uma menina para serem os reis. Se possível faça ou arranje duas coroas. Todas as demais devem ser seus súditos. Tudo que os reis pedirem, os súditos devem fazer. Eles podem pedir para beijarem as suas mãos, que lhes tragam água, que penteie seus cabelos, que limpem os seus sapatos. Sempre com postura de reis. Se quiser pode fazer a dinâmica com mais uma ou duas duplas. Depois coloque-os em círculos e explique que os reis e rainhas no tempo bíblico e até nos dias de hoje são tratados com muita atenção. Diga-lhes que na história bíblica de hoje um rei queria uma moça para se casar. O que aconteceu com ela e com seu povo?

PASSAGEM BÍBLICA: Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na terra prometida. Salmos 37:3
REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Ester cap. 1 ao 10.
OBJETIVO: Reconhecer que Deus guia a nossa vida; Entender que Deus espera que tenhamos sabedoria e obediência.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Reconhecer que Deus guia a nossa vida; Entender que Deus espera que tenhamos sabedoria e obediência.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Vamos saber?
Ester era muito bonita e era ainda menina quando seus pais morreram. Ela morava com seu tio que a tratava como filha. Um certo dia, Mordecai, tio de Ester estava sentado num dos portões da cidade quando ouviu um mensageiro do rei Xerxes anunciar que o rei estava procurando uma esposa e que todas as jovens deveriam se candidatar. Mordecai, correu e disse a Ester para se candidatar. Muitas moças e também Ester foram escolhidas para se apresentarem ao rei.

Quando Ester chegou no palácio, ela fez o que seu tio havia falado, não disse nada a respeito da sua raça e dos seus parentes. As moças deveriam ficar no palácio um ano, e o tio de Ester, passava em frente todos os dias. Quando se passou um ano as moças foram levadas perante a presença do rei Xerxes. Ao ver Ester ele ficou apaixonado e a escolheu como sua nova rainha. No reino de Xerxes haviam pessoas que não gostavam dos judeus, o povo de Ester. Entre eles tinha um homem chamado Hamã. Eles tramaram contra esse povo. Como o rei não sabia que a rainha Ester era judia, caiu na trama deles e assinou uma lei que acabaria com os judeus. Imediatamente Ester procurou seu tio para saber o que fazer. Então ela se vestiu com roupas de rainha e ficou no pátio do palácio do rei, esperando que ele estendesse seu cetro real e ela pudesse falar com ele. Naquela época se alguém fosse até o rei e ele não estendesse o cetro essa pessoa deveria ser morta. Quando o rei viu Ester, ele estendeu o cetro e lhe perguntou: - O que deseja rainha Ester? Ela respondeu: - Gostaria de convidar o senhor e Hamã para um jantar que estou preparando para o senhor. Quando chegou a noite o rei e Hamã foram no jantar de Ester. O rei novamente lhe perguntou o que ela queria, então ela lhes convidou para um outro jantar no dia seguinte. Hamã foi embora todo orgulhoso. No caminho encontrou com Mordecai e sabia que ele era judeu e isso deixava-o muito irritado. E resolveu que no dia seguinte faria uma forca de 20metros de altura para enforcar Mordecai. Naquela noite o rei perdeu o sono e pediu que lessem para ele as notícias do seu reino. E assim o rei descobriu que Mordecai havia salvo a sua vida. Ao se levantar o rei perguntou a Hamã como ele faria para homenagear a um bom homem. Hamã lhe disse que mandasse trazer roupas do seu uso e também o cavalo que ele montava e faça-o desfilar na praça pública para que todos saibam que é um homem honrado. Hamã não esperava que tudo isso seria para Mordecai, e sim para ele. Mas, conforme ele sugeriu para o rei foi feito.  Ao anoitecer, o rei e Hamã foram ao jantar de Ester. O rei insistiu para ela lhe falar o que queria. Então Ester lhe explicou o que estava acontecendo, que Hamã havia planejado contra seu povo e sua família. O rei mandou que enforcassem a Hamã na forca que ele havia preparado para Mordecai. Em seguida, o rei deu uma nova ordem na qual dizia que todos os judeus tinham o direito de se defender dos seus inimigos. Mordecai passou a ser uns dos homens de confiança do rei e ocupou a mais alta posição do reino, abaixo do rei Xerxes.

CONCLUSÃO:  Ester não teve medo de enfrentar ao rei para salvar seu povo. E você é corajoso o suficiente para enfrentar os problemas do dia a dia?

Deus esteve com Ester para salvar seu povo, e nos prometeu que estaria bem pertinho de nós, nos momentos difíceis, Vamos orar pedindo a Jesus que continue ao nosso lado, principalmente quando estivermos com medo, nos dando coragem.

Baixar Carta
NOSSOS CULTOS
Terça-feira
Culto de Oração - 19h30
Quarta-feira
Consagraação - 8h as 10h
Quinta e sexta
GCEU (Pequenos grupos nos lares) - 20h
Domingo
Escola Biblíca Dominical - 09hs
Culto de Louvor e Adoração - 1º culto - 17h - 2º culto - 19h30
© 2017 Sonhando Ideais. Criado por Fernando Alencar