Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

TRANSFORMANDO ADVERSIDADE EM BENÇÃO 15 - O HOMEM MAIS SÁBIO DO MUNDO

26/09/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Líder coloque os participantes em círculo e pergunte: O que é sabedoria? Deixe que eles respondam. Depois você diga que sabedoria é: O dom que nos permite entender qual o melhor caminho a seguir, qual a melhor atitude tomar nos diferentes momentos de nossas vidas, é saber viver bem, fazendo coisas certas. Você pode escolher um participante para ser o rei Salomão, coloque-o sentado numa cadeira em destaque e coloque em sua cabeça uma coroa. Depois fale que na história bíblica de hoje eles vão conhecer o homem mais sábio do mundo.

PASSAGEM BÍBLICA: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Provérbios 9:10
REFERÊNCIAS BÍBLICAS: I Reis cap. 3: 1-15.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: OBJETIVO: Ensinar que devemos viver uma vida de sabedoria, e assim seremos abençoados por Deus e felizes.

HISTÓRIA: Salomão era filho de Davi, e tinha se tornado rei ainda muito jovem. Ele amava o Senhor e seguia os conselhos de seu pai. Certa noite, Salomão foi oferecer sacrifícios a Deus. Naquela noite, Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou:

- O que você quer que eu lhe dê?

Que pergunta difícil de ser respondida não é mesmo?

O que você pediria?

Salomão poderia ter pedido mais riqueza, saúde, prosperidade, vida longa, ou a morte de seus inimigos, e tantas outras coisas. Mas não, Salomão pediu, a Deus, sabedoria, para que pudesse governar o povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Deus gostou tanto do pedido de Salomão que lhe respondeu:  Te darei sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, e nem terá depois. Mas lhe darei também o que não pediu. Durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais o que qualquer outro rei. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa.  Salomão acordou, e ficou pensando e compreendeu que Deus havia falado com ele no sonho. Então, levantou-se e foi para Jerusalém agradecer a Deus pela sua promessa. Depois deu uma festa para todas as autoridades.

CONCLUSÃO: Salomão foi o rei mais sábio de toda a história. Ele escreveu os livros da bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Deus nos dá muitas coisas todos os dias. Ele nos dá família, pais, alimento, roupa, brinquedos, uma casa para morarmos, saúde, etc. Deus deseja que aquilo que ganhamos usemos com sabedoria e ajudemos as outras pessoas.
Você deseja ser sábio?
Então, vamos orar, pedindo a Jesus que nos dê sabedoria para usarmos tudo o que temos para falar do seu amor para os nossos familiares e amigos.

Oremos!

Baixar Carta