Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

OS MILAGRES DE JESUS 4 - UM NOVO HOMEM

09/11/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Vamos brincar de cabra-cega. Escolha um dos pré-adolescentes, ele será a cabra-cega que tentará pegar os outros, e ao pegá-los terá que dizer os seus nomes pela audição. Para isso, aos serem pegos peça-os para falar algo. Assim que, você achar que o participante já pegou o suficiente pare a brincadeira e, coloque-os em círculo e pergunte se eles gostaram da brincadeira, ao que foi a cabra-cega, como ele se sentiu ao ter que procurar seus amigos sem enxergar, se foi fácil saber quem era só pela voz? Depois diga que hoje eles conhecerão um homem que precisou ficar cego para Deus poder transformá-lo.

PASSAGEM BÍBLICA: Atos 9:1-19
OBJETIVO: Entender que Deus espera que estejamos atentos ao seu chamado

MEMORIZAR VERSÍCULO: Eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, Atos 9:15a

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: HISTÓRIA: Saulo era um dos chefes do exército e, ele não gostava das pessoas que seguiam os ensinamentos de Jesus. Ele perseguia, prendia e, mandava prender e, até mandava matar essas pessoas. Certa vez, ele estava indo para Damasco com cartas que lhe dava poderes de prender homens, mulheres e, até crianças que fossem seguidores de Jesus.

Quando Paulo já estava bem perto de damasco, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que lhe disse: 

- Saulo, Saulo, porque você me persegue? 
- Quem é o Senhor? - Perguntou Saulo. 

A voz lhe respondeu: 

- Eu sou Jesus, aquele que você persegue. Levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer. Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não virão ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Havia ficado cego. Então os soldados o pegaram pela mão e o levaram para damasco. Ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada. Em Damasco morava um seguidor de Jesus que se chamava Ananias. Ele teve uma visão! Na visão o Senhor dizia que ele deveria ir até a casa onde Saulo estava e colocar as suas mãos sobre ele para que ele pudesse voltar a enxergar.  

- Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que creem no Senhor. E agora ele veio aqui em Damasco com autorização dos chefes dos exércitos para prender todos os que te adoram. 

- Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não judeus, aos reis e ao povo de Israel. 
Ananias fez o que o Senhor mandou. 
Saulo se transformou totalmente, passou a seguir os ensinamentos de Jesus, e a anunciar a Jesus nas sinagogas e a todas as pessoas que podia sobre o amor de Deus. Após esse acontecimento, passou a ser chamado de Paulo. 

CONCLUSÃO: Você não precisa ficar cego por algum tempo para descobrir o que tem que fazer. Para que os seus familiares, seus amigos e seus vizinhos sejam transformados pelo amor de Deus, você precisa somente falar para eles que Deus os ama e que está preparando um lugar especial para morarmos com ele. 
Líder, ore por eles pedindo a Jesus que os dê coragem para falar do amor de Deus por nós e assim, vidas serem transformadas. 

Baixar Carta