Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

OS MILAGRES DE JESUS 7 - E OS NOVE, ONDE ESTÃO?

30/11/2017 - Autor: Eunilda Santos

QUEBRA GELO: Líder, recorte cartões em quantidade suficiente para os membros e visitantes do GCEU. Distribua os cartões, e peça para os pré-adolescentes decorarem.
Dentro do cartão eles vão escrever o nome das pessoas que eles gostariam de agradecer por alguma coisa que elas lhes fizeram de bem. Se por um acaso alguém não tiver a quem agradecer espere, e, após a ministração da carta retorne ao quebra-gelo, e pergunte se agora eles estavam se lembrando de agradecer a alguém. Peça para dizerem quem é a pessoa e o porquê eles estavam agradecendo. Coloque-os em círculo, e diga-lhes que na história bíblica de hoje fala de um homem que foi elogiado por ter agradecido.

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 17:11-19

MEMORIZAR VERSÍCULO: Deem graças ao Senhor porque ele é bom. Salmos 107:1

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: HISTÓRIA: Na época de Jesus, não havia cura nem tratamento para algumas doenças, e quem tivesse lepra teria que ir morar fora da cidade, com outros leprosos e quando alguém se aproximasse, deveria gritar: - Imundo! Imundo!


Vocês sabem o que é lepra?
Lepra é uma doença que nós conhecemos hoje com o nome de Hanseníase. E hoje em dia já existe tratamento.
Eles não podiam visitar seus familiares, seus parentes, nem amigos.

Um grupo de dez leprosos ouviram falar que Jesus tinha poder para curar, e ficaram cheios de esperança, porque ficaram sabendo que ele passaria perto do local onde eles viviam. Quando Jesus estava se aproximando do povoado começaram a gritar: - Ei, Jesus! Tenha pena de nós!

Jesus, como sempre, parou e deu atenção para aqueles homens. E respondeu a eles dizendo:
Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês. Jesus, pediu para eles irem até aos sacerdotes porque naquela época, eles deviam julgar e ver se realmente eles estavam limpos, “curados”. E assim, permitir que eles voltassem a conviver com outras pessoas. Os leprosos foram em direção ao povoado, e enquanto iam pelo caminho, eles foram curados. E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz. Foi até Jesus prostrou – se aos seus pés e lhe deu graças, lhe agradeceu.

CONCLUSÃO
Todos nós sempre vamos precisar da ajuda de alguém para nos fazer alguma coisa. Por isso, precisamos ser gratos a quem nos ajuda.
E você, tem agradecido? Têm dito obrigado para seus pais, seus avós, seus professores, e principalmente para Jesus?
 Líder, ore com eles agradecendo a Jesus por tudo o que ele tem feito por nós.

Baixar Carta