Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

OS EFEITOS DO PECADO

01/03/2018 - Autor: Dca. Márcia Marins e Príscila

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 3:1-10

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Porque o homem pecou? Deus havia dado uma ordem a Adão e Eva (Gn 2:16-17). Mas o diabo (o inimigo de nossa alma que veio para matar, roubar e destruir tudo aquilo que Deus preparou para nós) disse que não era necessário que o homem obedecesse.

A serpente atrai a mulher com uma proposta totalmente diferente da de Deus (Gn 3:4-5).
Quando ouvimos e obedecemos outra voz que não é a de Deus, nós deixamos de obedecer e pecamos. E por causa disso o homem rompe seu relacionamento com Deus. E quais seriam os efeitos deste rompimento?

1.  QUANDO PECAMOS NOS ESCONDEMOS DE DEUS: A primeira coisa que fazemos quando pecamos é se esconder de Deus (Gn 3:8-9).
Na maioria das vezes não percebemos, mas, quando estamos em pecado nos afastamos de Deus. Não queremos ir a igreja, ao GCEU, não queremos estar na EBD, não lemos a Palavra, não oramos, enfim, ficamos longe de Deus.
Mas Deus nunca está longe de nós. Ele sempre está nos perguntando: Onde estás?

2.  O PECADO NOS CEGA: Qual é o efeito de estarmos longe de Deus? O diabo não fica dizendo para nós o que é o pecado. Muitas vezes tudo nos parece atraente e bom. Mas saiba que há muitas coisas ruins que parecem ser boas, mas não agradam a Deus. Assim foi a oferta da serpente (Gn 3:6).
O mal pode parecer bom, agradável e gostoso. Mas os efeitos nas nossas vidas são terríveis.
Veja as propagandas na televisão, por exemplo. Ela nos apresentam bebidas, cigarros, comidas que fazem mal a saúde, bailes funks, entre outros como coisas boas. Não mostra o mal que está por dentro. As pessoas aparecem lindas e felizes, mesmo que estejam morrendo por dentro.
A palavra de Deus diz que Ele nos criou a sua imagem e semelhança (Gn 1:27). Não podemos nos distrair com o pecado.

3.CULPA, TRISTEZA, MEDO E VERGONHA: Podemos dizer que o fruto do pecado tem trazido para as nossas vidas: culpa, tristeza, vergonha, medo, desobediência etc. Muitas são as consequências ruins (Gn 3:22-24).

CONCLUSÃO: Precisamos vigiar, obedecer a voz de Deus, fugir do pecado para não vivermos as consequências da desobediência. Nós somos diferentes, ouvimos somente a Deus e dizemos não ao pecado.

OBS. OREMOS PELAS CASAS DE PAZ.
 

Baixar Carta