Carta Pastoral - Pré-Adolescentes

VAMOS ALIMENTAR A MULTIDÃO

18/04/2018 - Autor: Dca. Márcia Marins e Príscila

QUEBRA GELO: Comece perguntando se eles estão com fome (é possível que alguns digam que sim, se disserem que não mostre um bis e diga que então vai guardar). Diga a eles que você só tem aquele bis para matar a fome deles (pode ser uma bala, é importante que seja uma quantidade insuficiente de modo que cada um fique com pedaços, quase migalhas. Ex: Três bis para 20 pessoas) e que terão que dividir o máximo que der. Questione se eles conseguiram matar a fome. Após, faça uma ponte com o texto de Mateus 14: 13 – 19 e leve-os a refletir do porquê não conseguiram matar a fome, possibilite que eles mesmo tentem explicar o que ocorreu (Não era o alimento correto, não tinha a quantidade correta...).

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 14: 13 – 19

LOUVOR: Sonda-me, usa-me (Aline Barros)

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Você já foi a uma festa onde acabou a comida e as pessoas que estavam ali começaram a reclamar que não tinham o que comer?

É muito comum ver pessoas saírem de festas e reclamarem que não tinha o que comer, que a festa estava ruim, pois tinha muita gente e pouca comida.
As vezes nem era esse o motivo da festa não ter agradado as pessoas, mas na verdade, mas na verdade, onde tem uma multidão faminta é necessário ter o alimento certo e suficiente para alimentar essa multidão. Caso contrário eles sairiam famintos assim como chegaram.

1. MULTIPLICAÇÃO SOBRENATURAL: Os apóstolos de Jesus experimentam de uma multiplicação sobrenatural (Mt 14:19) que foi capaz de alimentar muitos com apenas cinco pães e dois peixinhos. Quando os discípulos sentiram a necessidade de mandar embora a multidão por achar que não tinham como alimentá-las (v.15), Jesus disse: “dai-lhe vós mesmo de comer” (v.16).

2.  O SENHOR NOS CHAMOU PARA MULTIPLICAÇÃO DO SEU REINO: Ele nos manda alimentar as pessoas com a sua palavra, com o seu amor, hoje estamos vivendo um tempo de grande fome espiritual. As pessoas estão desnutridas, carecendo do Pão do céu (Jo 6:35). E eu e você que temos nos alimentado desse pão que vem do céu precisamos distribuir e multiplicar esse alimento na vida das pessoas.
A ordem não mudou e somos capazes de gerar vidas. Amar as pessoas, falar do Amor de Deus, dar a elas o verdadeiro alimento que realmente mata a fome, essa é nossa missão.

3. COMO PODEMOS ALIMENTAR A MULTIDÃO: Quando fazemos uma festa, passamos dias pensando e preparando o que vamos servir para as pessoas. Da mesma forma precisamos buscar de Deus o alimento verdadeiro (Jo 6:33 – 35) e nos enchermos dele para que possamos saciar aos outros.
Precisamos apresentar aos nossos familiares, amigos, vizinhos, conhecidos e até desconhecidos esse alimento. Deus é o único que pode saciar nossa fome espiritual. Convide seus amigos para estar com você. Diga a elas: na minha igreja, no meu GCEU, na minha vida tem um alimento para você. Jesus dizia que todo aquele que o Pai desse a Ele viriam até Ele e de maneira nenhuma as lançaria fora (Jo 6: 37).

CONCLUSÃO: É tempo de alimentar a multiplicação! Estamos pronto e o Senhor conta com cada um de nós! Qual será sua decisão? Você está disposto a ser usado pelo o Senhor ou vai despedir a multidão com fome?

Baixar Carta