IMW Suruí

Em janeiro de 1967, houve um derramar do Espírito Santo na Igreja Metodista do Brasil e desse avivamento surgiram desavenças entre os dirigentes das igrejas, por causa de um movimento jamais visto dentro da igreja. O movimento foi crescendo e logo atingiu a Igreja em Magé, da qual a Igreja Metodista do Brasil, situada na Covanca era congregação.

Durante um culto no domingo, o Senhor operou poderosamente, batizando com o Espírito Santo a irmã Mirian Magda Vasques. Em que vidas se renderam a Jesus como o irmão Inácio.

Alguns não entenderam o movimento o derramar do Espírito Santo e tentaram impedir a continuidade do culto, desligando o fornecimento de energia, fazendo disparos com arma de fogo nas lâmpadas interna do templo e ateando fogo no mato que rodeava a Igreja. Isso não desanimou alguns irmãos que decidiram forma uma nova Igreja e começaram a se reunir na casa do irmão Agnaldo Edmundo Vasques em Suruí; ali permaneceu por algum tempo e depois os cultos noturnos foram transferidos para casa do irmão Maciel Antônio Ribeiro, e a escola dominical para casa do irmão Alarico Candido de Carvalho.

O irmão Ignácio transportava em seu caminhão, os irmãos das localidades da Conceição e Campinho. Todos os domingos antes do culto noturno, havia culto na praça, com muitas bênçãos !!!

Os nomes dos irmãos que decidiram formar a congregação são os seguintes e foram os primeiros arrolados no Rol em 01/07/1967.

- Célia Garcia de Carvalho Nascimento
- Ignácio Manoel do Nascimento
- Euza Célia Nascimento
- Hipólita Torres de Carvalho
- Estela Cruz da Fonseca
- Zilene Cruz da Fonseca
- Silas Bastos da Fonseca
- Abigahir Torres de Almeida
- Annita Torres de Almeida
- Antonio Pereira
- Maria Auxiliadora Vasques
- Miriam Magda Vasques

Foi no dia 21 de Abril de 1969, a instalação da Igreja Metodista Wesleyana em Suruí. A reunião para instalação foi presidida pelo pastor José Antonio de Oliveira que fez a consagração dos oficiais: Presbíteros Maciel Antonio Ribeiro e Ignácio Manoel do Nascimento. Diáconos Geraldo José Machado, Silas Bastos da Fonseca, Antonio Pereira e José Silvério Junior.

Após quatro meses da instalação oficial da igreja, houve a primeira reunião para o inicio da construção do templo. O terreno comprado por 660,00 (seiscentos e sessenta cruzeiros novos). Durante a reunião usou a palavra, o presbítero Maciel que a titulo de empréstimo, ofereceu 5000 (cinco mil) tijolos e 7 (sete) metros de pedra britada, ficando a Igreja na obrigação de devolvê-lo, tal logo houvesse condições, O Presbítero Ignácio também colocou à disposição da Igreja, o seu caminhão, para o transporte dos materiais. Para o inicio da construção a Igreja tinha exatamente a importância de ncr$ 2.434.52 (dois mil quatrocentos e trinta e quatro cruzeiros novos e cinqüenta e três centavos). O presidente da comissão da construção na época era o irmão Agnaldo Edmundo Vasques.

A primeira Assembléia ordinária da Igreja Metodista Wesleyana em Suruí, foi no dia 04 de Janeiro de 1970, com a participação de 29 membros. Nesses 43 anos de existência de a Igreja teve como pastores os seguintes irmãos: José Antonio de oliveira, Hilton Cabral dos Santos, Waldinar Borges dos Santos, Cezar Roberto, Gladicélio Correa, Manoel Gomes Chaves, Hildebrando Barbosa Gomes, Nelson da Silva Braga, Getulio Pinto Gonçalves, Lúcio Fonceca, Eduacir Bonifácio da Silva, Josinei Vieira de Salles e atualmente Natanael Lima. No decorrer dos anos a igreja teve as congregações do Quereno em Natividade e Manilha em Itaboraí, que foram passadas para a direção das igrejas locais. Em 2012 a congregação de Piabetá foi elevada a categoria de Igreja e em 2014 a congregação de Conceição. Atualmente possui as congregações de Partido e Barão de Irirí em 2009 e Góia em 2015, e o Rol de membros hoje e de 500 (quinhentos) membros.

No ano de 2014 foi comprado um novo terreno para construção de um novo tempo.

Assim podemos dizer que até aqui o Senhor tem nos ajudado. Parabéns a você irmão que faz parte desta benção que Deus tem nos dado.