Informativos

O CAMINHO DE EMAÚS

Objetivo: Levar os participantes a fazerem à caminhada dos discípulos de Emaús, refletindo sua caminhada cristã. 

Acolhida: Todos vão para a Igreja (Barão), onde cantamos músicas animadas e de acolhimento. Fizemos à dinâmica da bala, cada recebeu uma bala do coração onde tinha uma palavra anexada, tais como: paz, amor, fé, solidariedade, alegria, compromisso, comprometimento, dignidade, humor, etc. Depois pedimos para os componentes se cumprimentarem, dando o abraço da paz e trocando entre si as balas e dizendo: “Que no seu caminho tu tenhas  paz (fé, alegria, etc.)”. 

3. Introdução:  Foi explicado para todos o que é a caminhada e como será feita neste dia (não mencionar as paradas), (levar garrafinhas de água para o percurso) 

4. Início da Caminhada:  Igreja (Barão) altar preparado com imagens da crucificação. 

Ler-se o trecho do Evangelho (não vos chamarei mais servo mais sim de amigos), nos colocamos próximos; adoramos com músicas e reflexões. 

Lc 24,13-14 – Os componentes vão formar duplas de compartilhamento.  

Saímos da Igreja para a primeira parada. (em duplas para compartilhar: como conheceu a Jesus, quem levou para a igreja, uma expectativa de vida, etc..). manter pequenas distâncias uma dupla da outra. 

1ª. Parada: Lc 24,15-17 

Ambiente: Sob uma arvore Bíblia Fechada com galhos secos.  

Debaixo da árvore preparamos o ambiente (orações e canções); leu-se o trecho, refletimos nossa caminhada cristã e o que nos tem impedido de ver o agir de Deus e sentir sua preseça. Saímos para a segunda parada. (andando sós conversando com Jesus v.17) 

2ª. Parada: Lc 24,20-24 

Ambiente: 
Cruz e tecido vermelho em uma barraca branca uma mesa com a bíblia aberta (chicote, cravos, martelo e coroa de espinhos) Isais 53 – lemos o texto oramos e cantamos. 

Refletimos sobre as consequências do pecado e como Jesus sofreu. Agradecemos por seu sacrifício Saímos para a terceira parada cantando. 

3ª. Parada: Lc 24,25-27 

Ambiente: 
 Barraca branca, Bíblia grande e tecido crú. 

Leu-se o trecho, refletimos na nossa caminhada Cristã e sobre a necessidade de buscarmos 
compreender o que Deus tem feito ao longo de nossa vida. Saímos para a quarta parada. Os Caminhantes vão receber papel e lápis e completar a frase: Pai eu quero entender, Pai eu compreendo e Pai eu aceito. 

4ª. Parada: Lc 24,28-33

Ambiente:
 Mesa de Ceia, tapete, flores, Bíblia aberta, Pão e suco de uva (copos com suco)  Coração (com corações com a frase Lc 24,32)

Preparamos na sala de jantar da casa o ambiente c
om as portas fechadas da sala lemos o Lc 24,28-29, refletimos e fizemos a seguinte oração: 

Todos:  Permanece conosco Senhor, pois cai a tarde e o dia já declina. Acompanha-nos, mesmo que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te. 

Lado 1:  Permanece conosco, porque ao nosso redor vão se tornando mais densas as sombras, e Tu és a nossa luz; em nossos corações 
insinua-se a desesperança, e Tu os fazes arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, porém Tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que ressuscitaste verdadeiramente e nos destes a missão de sermos testemunhas de tua ressurreição. 

Lado 2: Permanece conosco Senhor Jesus, quando nossa fé se vê cercada de dúvidas, de cansaços e dificuldades: Tu que és a verdade, revelador do Pai, ilumina nossas mentes com a tua Palavra, ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. 

Lado 1: Permanece Senhor Jesus, com aqueles que em nossa sociedade são mais vulneráveis; permanece com os pobres e humildes, com os nossos novos irmãos, com os nossos Pastores, com os nossos mestres e com todos os vocacionados. 

Lado 2: Permanece Senhor, com nossas crianças e com os nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso continente. Permanece conosco Senhor e fortaleça em todos nós a sua fé, para que tenhamos a coragem de ser hoje e sempre teus discípulos e missionários. 

Todos: Amém!  

- Entramos na sala leu-se Lc 24,30-31. Distribuiu-se suco de uva 
e foi partilhado o pão com todos. Cantando 

- Depois que todos comeram e beberam fizemos a próxima leitura: 
Lc 24,32;  

Reflexão de dois em dois – Qual o compromisso que podemos assumir mutuamente. 
Reflexão e Avaliação em grupo: O que aprendemos hoje? 

5ª. Parada: Retorno para Jerusalém (testemunhar para as pessoa sobre o que Jesus esta fazendo em você na sua caminhada de fé). 

No momento de Ação de Graças, renovamos com alegria o nosso compromisso no ministério de testemunhas de Jesus, com a seguinte oração: 
Com as mãos sobre sua Bíblia. 

Nós, renovamos nosso compromisso com Deus, com a Igreja de Jesus Cristo e com nossa comunidade. Queremos nos dedicar cada vez mais ao serviço da Palavra, através do ministério pessoal, caminhando juntos em nossa realidade, vivendo intensamente a Comunhão. Queremos ser fiéis aos ensinamentos da Igreja e buscar sempre a Leitura da Palavra de Deus e a oração. Anunciaremos Jesus Cristo vivo, promotor da Paz, que ressuscitou e está no meio de nós. Faremos o possível para participarmos ativamente da vida e das celebrações da comunidade da fé, a fim de que juntos, busquemos um mundo mais justo e mais fraterno, sinal do Reino de Deus. Que o Senhor da vida nos dê força e coragem para que sejamos fiéis ao compromisso de Evangelizar sempre. Amém! 

Orientações aos organizadores: 
Em cada parada haverá um ministrante e uma música (caixinhas de som com pendrive a bateria). 

A equipe deve ser composta de: 

Logistica: Equipe que vai montar e desmontar os ambientes na igreja e no caminho. (mínimo 5 pessoas + motorista).

Cenografias: responsáveis de ornamentar e organizar a igreja e as  paradas. (Minimo 5 pessoas)

Intercessão: responsáveis por orar com os caminhantes em sua saída e chegada. (mínimo 5 pessoas) 

Conselheiros: 
pessoas que vão aconselhar os que desejarem orientação imediata. (3 homens e três mulheres)