Informativos

6º DIA

O texto de Isaías 58 mostra que ao jejuar, o povo afligia a sua alma e andava de cabeça inclinada, vestido de pano de saco e cinza. Entretanto, sua motivação era totalmente errada. Você viu que a maior crítica que Jesus fez aos religiosos foi a vida de aparência. Os religiosos diziam o que fazer, mas eles mesmos não faziam.

Compare com o jejum que houve em Nínive. A cidade iria ser destruída. Com a pregação de Jonas, os ninivitas proclamaram um jejum e se vestiram de panos de saco, do mesmo modo que o povo de Israel, Jn 3.1- 6. Contudo, o resultado foi totalmente diferente. No evento em Israel, Isaías 58, Deus considerou aquilo uma transgressão; no de Nínive, o coração de Deus foi tocado e a sua misericórdia foi manifestada. Em Nínive houve arrependimento; em Israel, contendas e rixas.


Deus conhece o seu coração; Ele quer transparência. Não seja camuflado; seja transparente. Foi por isso que Davi pediu ao Senhor para sondar o coração e os pensamentos dele e verificar se havia algum caminho mau, Sl 139.23-24. Ele tinha um coração quebrantado e ansiava por estar totalmente desnudo diante de Deus.