Informativos

7º DIA - OPRIMINDO PESSOAS

Soltes as ligaduras da impiedade... deixes livres os oprimidos

Oprimir, eu? Que absurdo! Talvez esta seja a sua primeira reação: isto não acontece nas minhas relações. Será que não? Oprimir significa exercer domínio, humilhar com autoritarismo ou violência; afligir, atormentar e até mesmo onerar. Jesus afirmou claramente que uma das facetas do seu ministério era colocar em liberdade os oprimidos, Lc 4.18-19. Isto dá uma dimensão de como Deus abomina esta prática. A Bíblia diz: não oprimais ao vosso próximo, Lv 25.17; não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre; nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu próximo, Zc 7.10; não oprimas em juízo ao aflito, Pv 22.22; o que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, Pv 14.31.


Patrão, não humilhe o seu empregado. Marido, não domine de uma maneira autoritária a sua mulher. Pais, não aflijam seus filhos. Rico, não onere o pobre. Líder, não manipule o seu liderado. Namorado, não violente a sua namorada. Solte as ligaduras da impiedade


Jesus contou a parábola do credor incompassivo, respondendo a um questionamento de Pedro sobre quantas vezes se deve perdoar a um irmão, Mt 18.21- 35. Nesta parábola, Jesus mostra que quando o perdão não é liberado, o ofensor é colocado em uma prisão. Você sabia disso? Por maior que seja a ofensa, o desejo de Deus é que você perdoe. Perdoar é deixar livre. Isso trará cura sobre você e a possibilidade de o ofensor ser tratado por Deus.


Você ainda pensa que é um absurdo um irmão oprimir o outro? Ore a Deus e deixe que o Espírito Santo o envolva e fale com você. Deus lhe dê graça e o ajude.